Finanças e a sua pança, qual a semelhança ?
“Ah não !! Agora o maluco do Zé vai tentar encontrar uma relação entre o meu sobrepeso e o meu bolso !!?? Tu tá doido cara !?”
Calma … Você verá quão relacionados são os dois assuntos. Deixe-me contar uma história que vivi no último ano …
Com o passar do tempo, vamos nos acomodando e nos entregando ao sedentarismo. É um processo quase que natural nos dias de hoje. Deixamos de lado as atividades físicas, nos entregamos aos prazeres da mesa, deixamos de cuidar da nossa “carcaça”.
Tenho certeza que muitos dos que estão lendo o post de hoje se identificam com a frase acima. Não ?
Bom … Ao menos foi o que aconteceu comigo. Com 38 anos, o corpo velho de guerra já não é o mesmo de outrora. Quando mais novo, fazia parte da equipe de natação de um clube aqui de Floripa. Sempre gostei desse esporte. Participei de alguns torneios e até cheguei a fazer a travessia da Lagoa, uma prova mais longa (2,5Km se não estou enganado) na Lagoa da Conceição.
Isso foi até os 18 … 19 anos. Depois disso … 🙄
Com 1,83m, sempre me mantive próximo aos 75kg. Uma proporção considerada aceitável. Mas hoje … Ou melhor, há pouco mais de um ano … eu estava com 95kg ! Sim, estava me tornando uma bolinha. 🙂
Eu já tinha iniciado um treinamento físico, em meados de 2015. Praticamente não engordava, mas não perdia peso. Pudera … não parava de comer. 😀
Apenas no final de 2016 é que “atinei” para esse detalhe. Enquanto não fechasse a boca, nada de perder peso. Mas … dieta é algo tão ruim, tão radical, tão difícil de ser levado adiante. Não é mesmo ? Procurei alternativas e encontrei a dieta Paleo. Conhece ? Não irei falar sobre isso não, fique tranquilo, hehehe. Apenas serve para ilustrar o que passei …
Outubro de 2016 eu mantinha os exercícios e a nova forma de me alimentar. Foi FANTÁSTICO ! Em apenas 6 meses eu consegui perder 15kg ! (quem conhece a Paleo sabe que não precisei parar de comer, apenas comer direito)
Em apenas 6 meses eu consegui chegar muito perto daquilo que eu era há 20 anos. Na verdade eu me sentia melhor … mais forte, mais disposto, mais saudável. Até que …
É claro que tinha que existir uma reviravolta nesta história.
Até que resolvi que era hora de voltar a comer uma ou outra coisa que a dieta Paleo me impedia e que eu tanto gostava. Uma massa … Uma pizza … A minha querida e amada coca-cola … s2
Passou 1 semana, mantido o peso. 2 … 3 … 4 … engordei 200g. 500g. 2kg. 5kg. 10kg. 13kg e cá estamos nós de volta aos 95kg. Sim … de maio de 2017 pra cá eu consegui recuperar tudo o que eu havia me livrado naquela ocasião. O “uma coisa ou outra” virou uma bagunça e voltei a me entupir de bolacha recheada, chocolate e refrigerante, além é claro de largar os exercícios …
É … um “deslize” pôs a perder tudo o que eu havia conquistado com meu suor. Todo o resultado de um trabalho duro e dedicação foi pro espaço.
Já consegue fazer a analogia com o seu bolso ?
Um pequeno deslize, uma “saída de rota”, um agradinho, ou como queira chamar, pode ser o primeiro passo para que você destrua um trabalho de anos e que pode colocar em risco sua saúde financeira.
Da mesma forma que eu decidi comer uma coisa ou outra fora da dieta, podemos realizar pequenos gastos (desnecessários) e que vão despertando um lado consumista que para muitos estava adormecido depois de muito trabalho e dedicação. É uma comprinha parcelada aqui, uma saída em um restaurante (fora do plano) ali … E depois de algum tempo, aquele orçamento que era limpinho e que te permitia criar uma carteira de investimentos passa a ser deficitária.
Você começa a gastar um pouco mais do que pode, e a “poupança” começa a ser minada …
Da mesma forma que um alimento errado aumenta sua barriga, um gasto errado drena suas reservas.
Da mesma forma que um alimenta errado chama um outro, um gasto errado lhe convida a gastar um pouco mais. Passado algum tempo você percebe que perdeu o controle e já está “15kg mais gordo”. (ou R$15k mais pobre)
Infelizmente é assim que as coisas funcionam. Se você precisa fazer algo para se manter na linha, seja em relação ao peso, ou ao controle das finanças, basta um deslize para que tudo possa vir a ser destruído …
Portanto tenha em mente que não existe “vai ser só essa vez …”. Essa uma vez te leva à próxima, que te leva à próxima, que te leva à próxima. Mantenha-se no plano ! Quer “comer algo a mais” ? Encontre uma forma de compensar isso. Quer “gastar algo a mais” ? Encontre uma nova receita que possa arcar com isso.
Eu sei que resistir à tentação e manter-se na linha durante muito tempo é MUITO difícil. Mas se você teve força de vontade para iniciar e manter o plano em dia, por que abandoná-lo e voltar aquilo que te fazia tão mal ?
Da mesma forma que dá muito trabalho perdermos o peso adquirido da forma errada, conseguir colocar as contas em ordem, novamente, pode ser ainda mais complicado. Portanto … Pra que arriscar ? 😉
Sobre a minha atual condição física, voltei à dieta e em breve aos exercícios. Quem me acompanha ao retorno do plano original ? 😀