Fundos de Pensão não renovarão aluguel de PETR4
A central de boatos detectou, neste final de semana, que um boato vem ganhando corpo no mercado: os Fundos de Pensão não estariam dispostos a renovar seus contratos de empréstimo de ações da Petrobras. Ok, mas o que isso afeta o mercado ? Vamos lá !
Fundos de Pensão = Gigantes
Entenda que boa parte do volume das ações encarteiradas está em posse dos Fundos de Pensão (na sua maioria estatais …). Eles têm um poder de fogo enorme e infinitamente superior ao dos investidores pessoa física. Precisam obter rentabilidade em suas carteiras (como todos que estão no mercado), e o uso do aluguel de ações para tal é largamente adotado.
Ações como PETR4 e VALE5 fazem parte de praticamente todas as carteiras, em quantidades bem interessantes. 🙂
O problema é que o volume acaba atrapalhando em algumas ocasiões, como no aluguel de ações. São tantas, mas tantas ações, que só a presença deles acaba “destruindo” as rentabilidades oferecidas por esta ferramenta. Uma ação como PETR4 é facilmente obtida por algo próximo a 1% ao ano ! Antigamente (quando comecei a usar ações alugadas em minhas operações de venda) este era um valor que poderia até mesmo ser obtido mensalmente. Sim, acredite. Podia não ser algo corriqueiro, mas possível.
Hoje, com a enxurrada provocada pelas ações em poder dos Fundos de Pensão, a rentabilidade do aluguel despencou e praticamente afastou o pequeno investidor deste mercado nas ações mais negociadas.
“Não vamos renovar”
Mas qual a importância de uma não renovação por parte deles ? Simples: se eles não vão renovar, quem detém as ações, pertencentes aos fundos, precisará devolver estas mesmas ações. De que forma ? Ou encontram outras pessoas dispostas a alugar o mesmo volume (e provavelmente cobrando mais por este aluguel), ou terão de ir ao mercado comprá-las.
Como o volume é muito grande … BOOM ! Isso, se houver fundamento neste boato, existem chances de vermos uma correria no mercado para cobrir as posições vendidas, para futura devolução das ações. É isso que chamamos de “short squeeze“.
Sabemos do poder dos Fundos de Pensão … Sabemos dos efeitos de uma atitude desse tipo … Mas será que usariam esta arma ? 😯
Como surgiu o boato ?
Na semana passada vimos um forte aumento na posição alugada, na ordem de 35%. Tínhamos perto de 100M de ações alugadas, e vimos um salto para 137M, aproximadamente. Um crescimento acelerado para apenas 1 semana.
A torcida, que não gosta de ver esse tipo de operação acontecendo, começa a espernear contra os que ganham num mercado em queda …
Mas … 137M é uma posição muito grande ? Olha, se nos basearmos pelo gráfico que publico diariamente aqui no site … Tire suas próprias conclusões:
O volume atual meio que se tornou um valor base para o aluguel. Em maio de 2014 chegamos a 430M !! Um “pouco” a mais do que a posição atual … concorda ? Tudo bem, foi gerado pela extinta “distorção JCP“, mas e os 250M vistos no final de 2014 ?
Eu sinceramente não tenho como saber se isso é realmente só um boato, ou se tem algum fundamento. Mas pode ter certeza que nos próximos dias a posição alugada nos dirá alguma coisa. 😉
E outra, se for real … garanto que boa parte dos que estão vendidos estão aproveitando os quase 4% de queda de hoje para comprar as ações que precisarão ser devolvidas. Com um lucro fantástico ! 😀
Mas por via das dúvidas … não custa nada ficarmos antenados a esta possibilidade. Não é mesmo ?