Governo Federal zera IOF sobre operações de crédito !
Ontem fui surpreendido por uma notícia que me pareceu muito interessante para ser verdade. Me belisquei para ver se não estava sonhando …
“Governo Federal zera IOF sobre operações de crédito pelos próximos 90 dias”
Não … não é possível, pensei. Governo abrindo mão de arrecadação ? Baixando a carga tributária ? Impossível …
Sim, mesmo estando em período de crise, só me lembro de ver o governo tirando tributo que viessem a beneficiar os “amigos”. Aliviar a barra via IOF é algo que beneficia a todos !
E sim, depois de me beliscar (e doeu !), vi que estava acordado e que era verdade ! 😀
Pelos próximos 90 dias os empréstimos que forem feitos, estarão isentos de um imposto que os encarecia ainda mais.
Você sabe qual é o peso do IOF em uma operação de crédito ?
0,38% + 3% ao ano ! (ou 0,38% + 0,0082% ao dia)
E sim, isso é MUITA coisa !! Não custa lembrar que a SELIC hoje está 3,75% ao ano …
“Mas Zé, quem em sã consciência vai contrair dívida neste momento ? Quem vai pensar em comprar um imóvel, um carro, ou coisa do tipo ?”
Esse é o detalhe: não só estas operações de crédito que sofrem o peso do IOF … Cheque especial e crédito pessoal também “cobram” IOF. Sim ! É justamente nesse nicho que eu estou pensando !!
Num momento tão complicado como o atual, o número de pessoas que precisará entrar no cheque especial, que precisará buscar um empréstimo nos bancos, ou parcelar as faturas do cartão de crédito, será MUITO elevado. Concorda ? Então, aliviar o custo deste empréstimo, em 0,38% + 3% ao ano é algo MUITO bem-vindo !
Não ! Isso não é justificativa para que você contraia alguma dívida, sem necessidade, apenas para consumo próprio. Mas para quem precisará de um empréstimo agora, é uma excelente notícia.
Agora … você sabe quanto isso “pesará” no bolso do governo ? Sim, pesará. Afinal de contas, estão abrindo mão de uma arrecadação.
R$7 bilhões !! 😯
Então, ao menos uma boa notícia num momento tão conturbado quanto o atual. 🙂
“Zé, vale a pena eu pegar um empréstimo no meu banco para investir na Bolsa, para aproveitar os descontos pós derretida ? Agora ficou mais barato fazer isso. Não ?”
Sim, ficou. Não, não vale. Mesmo sem o IOF, o custo de um crédito pessoal ainda é elevado DEMAIS. Além disso, você estará adquirindo uma dívida para tentar alavancar via renda variável em um momento onde as dúvidas saltam em nossas telas, diariamente. E se a queda ainda não acabou ? E se a recuperação demorar a ocorrer ?
Não … não vale a pena você pegar dinheiro via crédito pessoal para investir na Bolsa. Sim, mesmo tendo a isenção do IOF !! (até mesmo porque a isenção é apenas por 90 dias, e o prazo destes empréstimos normalmente é maior)
Aproveite as oportunidades com o seu próprio capital. 😉