Já subiu demais, de certeza que agora o mercado vai cair !
Nos últimos tempos, essa é uma das frases que mais tenho visto circular pela web. No twitter mesmo, a quantidade de pessoas torcendo pela volta dos ursos é grande. 🙂
Eu, por exemplo, sou um dos que acham que já subiu bastante. Venho falando há dias que já não abro novas compras (não começo novas operações de olho na continuidade da alta), e que portanto estou atuando como mero espectador da festa. Encerrei minha venda de PUT da série S e agora só volto a entrar depois que surgir uma nova sinalização.
Esta nova sinalização pode ser a de uma correção um pouco maior (mas para isso será preciso ao menos um início de correção …), ou da retomada da alta (que viria após uma correção). Portanto … só entro em uma nova operação depois que corrigir um pouco e as coisas ficarem um pouco mais claras.
Como já subiu demais, é certo que a correção virá. Será mesmo ? Será que já subiu tanto assim ? Será que não estamos entrando em um movimento de forte alta, e que portanto as coisas podem ser um pouco diferentes do que estávamos acostumados ?
10 pregões seguidos de alta
Por exemplo, ontem estávamos na briga para tentar emplacar a 11ª alta seguida do Ibovespa. Não conseguimos … O mercado caiu 0,2% e com isso encerrou a longa série de pregões em alta. Isso não é uma coisa muito comum de acontecer. São raros os momentos em que podemos ver uma série tão grande de altas sucessivas.
Portanto, nada mais natural do que olhar o passado em busca de eventos semelhantes.
Olhei … Olhei … e “estranhamente” o número de períodos mais prolongados de alta que tivemos, é mais alto no período de julho e agosto. Vai entender o porquê … Consequência do sell in may and go away, com o STOP dos vendidos sendo acionados ? Ou apenas uma bela coincidência … ?
Não sei. Só sei que desde 2000, os 5 maiores períodos de alta foram: (obrigado @Tiagogreis)
– 07/08/2003 até 21/08/2003, com 11 pregões de alta;
– 19/07/2010 até 02/08/2010, com 11 pregões de alta;
– 06/07/2016 até 19/07/2016, com 10 pregões de alta;
– 07/08/2013 até 19/08/2013, com 9 pregões de alta;
– 29/09/2015 até 09/10/2015, com 9 pregões de alta.
Já subiu demais, chegou a hora da virada !
Será ?
Olhando justamente para estes períodos apresentados, tive uma outra impressão sobre o mantra que temos ouvido. Mais especificamente sobre a alta de 2003 … Veja:
O índice subir, praticamente em linha reta, dos 12.500 até os 17.000 pontos ! Foram apenas 7 pregões de queda, entre 32!! 😯
Se olharmos com carinho, somente o 1º pregão de queda de setembro é que apresentou uma queda mais … “expressiva”. As outras, foram que nem a de ontem, minguadas … parecendo apenas estarem ali para dizer que não subiu. 🙂
O máxima de correção que aconteceu nesta pernada de alta, com 36% de ganho, de aproximadamente 5%. Correção “de verdade”, só veio depois de toda essa alta, e foi na faixa dos 10% apenas. 😯
Veja, que depois de corrigir dos 17.000 até os 15.500, uma nova perna de alta veio e levou o índice até os 18.500 …
Já pensou se você resolve vender, com um STOP muito grande, numa situação dessas ?
Subir demais não é motivo para venda !
Não é porque já subiu muito que a queda está próxima. Acho que este gráfico acima nos ajuda a enxergar melhor isso. Não é mesmo ?
Subir demais apenas aciona um alerta para quem está querendo entrar, e também para os que já estão dentro. É hora de apertar o seu STOP …
Veja, que coincidentemente, o movimento de alta acima também apresenta o IFR nos 100 (por erro da ferramenta ele aparece zerado, em meados de agosto), exatamente como o atual momento. 😯
Alguns dias com ele andando no 100, veio a primeira queda, que interrompeu a forte sequência de altas, seguida de um novo pregão de queda. Mas em seguida, um novo (e forte) movimento de alta surge.
Será que é isso que veremos acontecendo de novo ?
Muita gente traça muitas comparações entre o atual movimento, chamado por eles de Rally do Impeachment, e a alta de 2003.
Se for realmente parecido … é melhor tomarmos muito cuidado na venda …
Não estou querendo apavorar ninguém. Tampouco incentivá-lo a comprar na primeira queda que surgir. Quero apenas ilustrar, com eventos já ocorridos, que quando o mercado quer seguir em uma direção, ele simplesmente vai e pronto. Não importam os sinais, os axiomas, as “regras”. Ele simplesmente fecha os olhos e se atira.
Numa situação dessas, o que fazer ? Seguir seus planos ao pé da letra. Somente isso. Não vá contra eles. Mas só faça isso, se eles incluírem o uso de um STOP … E que ele seja BEM justinho, sabe ? É a única forma de conseguir se aproveitar uma nova entrada no mercado, sem entregar todos os seus dedos ao rei.
Mas, acima de tudo: não ouse peitar o Sr Mercado !