Clube do Pai Rico

Livros ||| Como administrar seu tempo

Mais um livro que tem como proposta nos ajudar a fazer com que as poucas 24h de nosso dia rendam como se fossem mais. Mas a conclusão que chego a cada leitura que faço sobre o assunto é … que não há mágica. 🙁

Ok … existem certas práticas e estratégias que podem nos ajudar a otimizar, um pouco melhor, as horas que destinamos a determinadas tarefas. Mas para certos casos (como o do Zé do “Proponho um exercício ! #6“), onde a agenda é tão apertada a ponto de estar sempre indo de um ponto A, para um B, sem tempo para mais nada, que nem mesmo a melhor estratégia de organização ajudará. (não me refiro apenas a compromissos profissionais, incluo também os de cunho pessoal na lista)

Mas admito que certas ferramentas sugeridas no livro me agradaram. A principal foi o sistema ABC.

O que é o sistema ABC ?

Nada mais é do que determinarmos níveis de prioridade às coisas. Um nível A é dado àquilo que precisa ser feito “para ontem”. Um B, para algo importante, porém que pode esperar um pouco. Um C, para algo que precisa ser feito, mas se for deixado para depois não trará graves consequências. Ainda existe um D (por que ele já não está no nome ?), que devem ser as coisas que … “pode ser feito”, um dia, quem sabe … Algo com “prioridade zero”, sabe ?

O interessante é que um nível B pode subir para o A com o passar do tempo, bem como um C ir para B e consequentemente para o A. Não que as prioridades mudem – mesmo porque elas podem mudar -, mas porque o tempo passa e a agenda vai mudando. Algo que foi considerado nível B, porque precisaria ser entregue somente na quinta-feira da semana que vem passa a ser considerado A quando já estamos na terça daquela semana e a atividade ainda não foi concluída.

O livro ainda sugere que tenhamos gavetas, ou pastas, onde cada nível será colocado, facilitando desta forma a organização e verificação das atividades. Eu pensei em uma forma de facilitar um pouco a organização e visualização deste sistema de controle de atividades, assim que tiver colocado em prática compartilho com vocês. (nada original, porém mais simples ;))

Claro que isso é apenas um dos pontos que me chamou a atenção, existem os tradicionais “delegue funções”, “seja organizado”, “saiba dizer não”, “execute as atividades por grupos”, “determine o custo-benefício de cada atividade”, etc etc etc.

Um livro que certamente poderá te ajudar a otimizar o seu uso do tempo, mas que dificilmente será um divisor de águas.

Ps: existe um dado no livro – que não sei de onde foi tirado, pois não indica a fonte … – que me surpreendeu. O autor alega que gastamos, em média, 3h por semana procurando pelas coisas. 😯

Por isso a indicação de ser mais organizado.

Acho um número “meio” elevado … Se gasto mais do que 10 minutos, semanais, para encontrar o que desejo é muito. 🙂

Como administrar seu tempo

Nota do Site:
4 Moedas

Como administrar seu tempo
Marc Mancini

Editora: Sextante
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 80
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino