Livros ||| Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto
Que momento mais propício para lermos algo com este título, não ? 😉
Com uma crise de grandes proporções – considerada por muitos a maior do último século, e me refiro somente ao ambiente interno !! – as empresas sentem tudo o que acontece e sofrem para manter suas portas abertas. Muitos empresários se perguntam o que fazer para manter seus negócios vivos, crescendo, gerando empregos e ajudando na recuperação das coisas ? Muitos dizem não saber, pois vêem suas portas se fechando conforme os pilares econômicos vão caindo, um seguido do outro.
Mas há um seleto grupo de empresários que conseguiu sobreviver, crescer e “se multiplicar”, mesmo em terreno tão estéril quanto o brasileiro para as empresas. Ervas daninhas, pragas, e um bando de corvos que sempre atacam as plantações, levando parte da produção para si próprios …
Como muitas empresas conseguiram crescer em um cenário tão adverso quanto o nosso ?Sonegando impostos ? Abusando de seus funcionários ? Usando o famoso “jeitinho” brasileiro para pegar atalhos que as levasse ao pote de ouro no final do arco-íris ? Ou trabalhando com afinco, com boas ideias e bons produtos que pudessem destacá-las da concorrência ?
“Nunca vi tanta gente junta !”
No livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto” temos um apanhado de entrevistas e histórias, separadas por tema (como nasceu a empresa, como conseguiu se capitalizar, como escolheu os sócios, a parte legal dentro da empresa, como ganhou dinheiro, como se destacou no mercado, etc etc etc), que ajuda o leitor a conhecer um pouco de cada empresa ali apresentada. Mas acima de tudo: que faz com que o leitor encontre um leque de estratégias que deram certo e que podem ser copiadas em seu próprio empreendimento.
Claro ! Copiar o que funciona é válido e está dentro das regras. (só não vale copiar o produto ou serviço, hehehe) Usar uma estratégia que deu certo, que já se mostrou vitoriosa, é o caminho mais seguro (na maioria das vezes …) para que você também encontre o sucesso.
São tantas empresas, dos mais diferentes ramos, que você certamente encontrará um exemplo útil para você. Isso sem contar com fatos e eventos mais do que interessantes, como quando a Mandic publicou um anúncio na capa da Folha de São Paulo para anunciar seu serviço, que era concorrente da própria Folha com o UOL.
Confesso que senti falta de histórias e da participação de exemplos mais antigos. Na grande maioria foram apresentados somente casos mais recentes. Um dos poucos exemplos mais antigos fica por conta do Pão de Açúcar …
Uma leitura bem interessante, daquelas que te prende, e que te faz devorar um livro com mais de 400 páginas em poucos dias. Indico para você que gostaria de ver um pouco de esperança no futuro nacional, e não somente o mar de problemas que nos cerca … 🙁
Nota do Site: | Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto Editora: Elsevier |