Livros ||| Como investir em Metais Preciosos
Para começo de conversa: Você sabia que 95% de toda prata do mundo já foi consumida ? 😯
(fonte – Pai Rico: Desenvolva sua Inteligência Financeira)
Essa é uma das informações chave para compreender e aproveitar ao máximo o conteúdo de Como investir em Metais Preciosos, livro da série Pai Rico voltado ao investimento em metais, que por muitas vezes é citado por Robert Kiyosaki em seus livros.
A história do dinheiro
Me diga: Qual é o real valor do dinheiro ? Por que você acredita que a nota de R$ 100,00 que está na sua carteira vale realmente R$ 100,00 ? Ou melhor, você acredita que ela vale isso ?
A primeira parte do livro é uma verdadeira aula de história sobre dinheiro. Lembra do vídeo que apresentei no site sobre o risco de hiperinflação nos EUA ? O tema é detalhado no livro, e para que você fique ainda mais “assustado”, isso já aconteceu em outros países, em outros momentos, muitas vezes …
Além disso, muitas das famosas – e catastróficas – bolhas, apresentadas em Salve-se Quem Puder: uma História de Especulação Financeira, são revisitadas neste início do livro.
Aprenda: Aprender com os erros é fundamental. Quem não usa estas experiências da forma correta …
Ouro: Investimento seguro
Mas o que isso tem a ver com o ouro ? Tudo !
Desde sempre o ouro teve valor como moeda, na verdade, as primeiras moedas eram feitas de ouro e de prata … 🙂
Somente com o passar dos tempos é que ele foi sendo substituído por outros metais, e pelo papel moeda …
A quem recorremos quando a moeda local perde valor e queremos obter proteção ? Adquirimos ativos reais. E quem é uma das vedetes ? O ouro. Todas as vezes que o problema de desvalorização cambial atingiu algum país, houve uma corrida pelo ouro. Muitas destas corridas foram barradas pelos governos locais, mas quem conseguia adquirir o metal conseguia obter “enormes lucros”. (entre aspas porque na verdade a pessoa mantinha o poder de compra, mas como a moeda perdia valor, o ouro ganhava … então “no papel” havia lucro)
A atual situação nos EUA caminha a passos largos para uma encruzilhada: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”
Os cenários possíveis para os Estados Unidos são:
– Inflação suave (praticamente o que já está acontecendo, ficando tudo como está …)
– Deflação
– Uma grande inflação
– Hiperinflação
Em todos, o ouro ganha poder e valor, mas o cenário em que mais aposto, o da hiperinflação, ele explode.
E a prata, onde entra ?
Ouro, ouro, ouro, só falamos de ouro. Ah ! aproveitando a oportunidade, sabia que ele vem batendo cotação recorde em cima de cotação recorde ? Mais de U$ 1.200 a onça ! (droga, por que que os yankees têm que usar estas unidades doidas ?! 🙂 )
Mas e a prata … ? Segundo o autor é ai que mora a oportunidade. Na verdade os dois metais apresentarão ótima oportunidade de lucro, porém a prata se sobressairá. Num primeiro momento todos correrão para o ouro, para em seguida partirem para o investimento em prata.
A média histórica da relação ouro x prata fica entre 12 e 14. Sabe de quanto é essa relação hoje ? Acima de 50 ! Então das duas uma, ou o ouro perderá muito do seu valor, ou a prata em algum momento começará um rally sem igual. No livro o autor detalha quais serão os possíveis motivos para esta arrancada, que são completamente plausíveis na minha opinião.
Como investir ?
Você poderá investir através de fundos que investem nos metais, em empresas de mineração, ou diretamente adquirindo o metal. Escolhendo a opção “adquirir o metal”, você poderá comprar o metal propriamente dito e tê-lo em casa ou em algum cofre de banco, ou poderá ter o título que dá o direito de posse do metal. Num cenário de desespero total, como o que foi levantado no livro, a posse do metal físico é a mais indicada.
Mas muito cuidado na hora de comprar … pois você poderá cair em uma armadilha …
Você pode comprar ouro em espécie, ou em moedas, em casas de numismática (moedas para colecionadores, como no exemplo da moeda comemorativa aos 50 anos de Brasília). O problema da compra destas moedas comemorativas como forma de investimento no metal – vejam, não estou levando em consideração o investimento como item de colecionador … somente pelo metal propriamente dito – é que o valor da arte é elevado, e isso deixa o valor destas moedas muito diferente do que seu real valor em ouro/prata.
Portanto, a melhor opção para quem deseja adquirir o metal é através de empresas sérias, reconhecidas e com bom histórico.
Então vou correndo comprar !
Espere … analise bem o investimento … pois como você bem sabe, todo investimento (todo sem exceção) apresenta riscos …
Por exemplo, o próprio ouro, já havia apresentado um boom em suas cotações, na década de 80, e somente agora, pouco tempo atrás, é que este topo foi rompido …
Leia o livro, tire suas próprias conclusões, e ai sim, decida se investir em metais é a melhor opção de investimento para você. 🙂
Nota do Site: | Pai Rico Pai Pobre : Como Investir em Metais Preciosos Michael Maloney Editora: Campus |