Livros ||| Desenhando negócios
Posso dizer que este foi um dos livros mais diferentes dos que li este ano. Posso dizer que o “estilo” deste livro pode ser incluido entre aqueles que abrem nossas mentes e nos fazem pensar, imaginar coisas diferentes das que estamos habituados. (até mesmo porque a parte do “pensar e imaginar” tem ligação direta com a proposta dele, hehehe)
Posso incluí-lo entre livros como “A Cauda Longa: do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho” e “Free: Grátis: O futuro dos preços“, que nos fazem pensar um pouco fora da linha tradicional aqui do Clube, que são os livros de investimentos. Estes são livros que podem te trazer benefícios em todas as suas áreas de atuação, e quem sabe te ajudar a criar aquela Mega Corporação que tanto sonha ? 😉
Mas … ao ler este título “Desenhando negócios“, qual é a primeira coisa que você imagina ? Acredito que deva ser uma coisa parecida com a que eu pensei: “Oba ! Este livro deve abordar uma forma diferente de fazermos o planejamento – a etapa de criação – de um negócio.” Ou você pensou em alguma coisa diferente ? Bom, a verdade é “bem diferente” ! 😀
Este livro aborda exatamente o que diz o título: desenhar negócios. Não entendeu ? Já vou explicar. O autor, Dan Roam, nos apresenta uma arte milenar, acredito eu que de origem desconhecida … A arte do “desenho no guardanapo“. 😀
(não é a toa que o título original do livro seja “The back of napkin” – A volta do guardanapo)
Vai dizer que você nunca fez uso desta técnica avançadíssima de apresentação ? heheeh
O uso de desenhos simples faz parte do acervo de técnicas de apresentação e convencimento de praticamente todos nós. Por menos habitual que seja, o uso de uma caneta e um guardanapo já deve ter feito parte de um almoço entre amigos, ou um papo descontraído no bar. Não ?
E me diga: após feito o desenho (normalmente uma verdadeira obra de arte !), a explicação não se tornou muito mais simples ? A outra parte da conversa não conseguiu entender de uma forma muito mais fácil/rápida o que você tentava falar ? É justamente essa a proposta de “Desenhando negócios” (Campus/Elsevier, 2012): te mostrar de que forma os desenhos simples – para não dizer toscos – são ótimas ferramentas de apresentação.
Mas como ?
São quase 300 páginas … portanto você deve imaginar que é algo impossível de se passar em poucas linhas … quem sabe se eu tivesse desenhado … 😉
Mas “resumidamente” você pode separar toda e qualquer situação/problema em 6 formas de enxergar: Quem/O quê || Quanto || Onde || Quando || Como || Por quê, sendo que cada uma delas têm uma forma de representação característica. O Quem/O quê pode ser representado por um retrato, o Quanto por uma tabela, o Onde por um mapa, o Quando por uma linha do tempo, o Como por um fluxograma e o Por quê em um gráfico com variáveis. Confuso ? Sim … este foi um dos motivos para que esta leitura fosse mais longa que o normal. 🙂
Mas acredite em mim, após a conclusão da leitura tudo passa a fazer sentido e você ganha superpoderes ! Verá que aquela sua última apresentação no PowerPoint de ar-ra-sar era na verdade um belo sonífero … 😀
Lembra daquele ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras” ? É quase por ai … o uso de imagens em sua apresentação, deste tipo de imagens, os “desenhos explicativos”, acabam te trazendo estas mil palavras à sua apresentação, porém elas vêm para você e também para quem a está assistindo.
Vale a compra ?
Vai por mim … se você costuma fazer apresentações, ou se deseja apenas conseguir se fazer entender de uma forma mais simples e clara, este livro é mais do que indicado ! Você nunca mais conseguirá sair de casa sem ter uma caneta em seu bolso. (ou alguma ferramenta digital que te ofereça essa possibilidade)
Nota do Site: | Desenhando negócios Autor: Dan Roam Editora: Campus |