Livros ||| Filhos: seu melhor investimento
Não é segredo para ninguém o quão ansioso eu estava por esta leitura, afinal minha esposa e eu estamos grávidos. A preocupação em relação à educação da criança (em especial a financeira) assola TODOS os pais, sejam de primeira viagem ou não. Como poderia ser diferente para mim ? 🙂
Mas … me decepcionei. O livro é muito superficial, aborda pontos “óbvios”, e onde poderia se aprofundar um pouco mais (e achei que isto fosse acontecer) acaba deixando passar batido. Dizer que é preciso dar limites, que é preciso conversar sobre dinheiro, que é preciso dar a noção de dinheiro “desde cedo”, que é preciso incentivar … isso é lugar comum, e como disse esperava encontrar algo diferente, mais discutido, mais profundo.
Por exemplo, é melhor dar mesada ou semanada, por quê ? Ou nenhum dos dois e dar somente o que for de direito, ou seja, a criança ganhará somente por tarefa realizada ? Talvez falar sobre como famílias com problemas financeiros graves possam educar seus filhos numa direção diferente da delas, ou será que por ter pais com problemas a criança também terá ?
A intenção do livro foi ótima ! Trazer informação e orientação aos pais que desejam dar a seus filhos um futuro – talvez – diferente do seu (no caso de quem tem ou teve problemas financeiros), é louvável. Porém … acho que o negócio poderia ser um pouco mais “pesado”.
Uma pena … tinha tudo para ser uma bela obra, um marco na educação financeira infantil … 🙁
Um último comentário: a escolha do título propriamente dito – “Filho: seu melhor investimento“. Não sei se você concorda comigo … mas essa frase não passa uma ideia meio … “errada” da coisa ? Não passa a impressão de que você está se esforçando na educação de seu filho para apenas poder colher os frutos no futuro (como acontece com qualquer investimento) ? Não parece que você está se preocupando com o item Educação Financeira apenas para que no futuro, se for preciso, seu filho tenha condições de lhe sustentar ? Sei que esta é uma forma comum de nos referirmos ao tema educação financeira infantil … mas não teria esta outra interpretação por trás ? É de se pensar …
Nota do Site: | Filhos: seu melhor investimento Celina Macedo Editora: Campus Elsevier |