Livros ||| Google
O que você acha de criar uma empresa que em pouco mais de 10 anos cresce tanto que se torna uma “ameaça” para muitos ? O que acha de uma empresa que em pouco mais de 10 anos se torna a maior marca do mundo ? O que acha de criar uma empresa que em pouco mais de 10 anos se torna a empresa que a maioria dos trabalhadores do ramo almejam trabalhar ? Difícil não é mesmo ? Quase impossível para a grande maioria de nós até mesmo de pensar em como isso seria possível … mas … e se eu disser que essa empresa foi criada “num fundo de quintal”, por dois garotos, na universidade ?
Amigos, prazer, tudo isso é a Google, isso e muito mais.
A Google é uma empresa que vem nos surpreendendo a cada dia. São novos programas e serviços sendo oferecidos a cada dia, e o melhor: de graça ! Tenho certeza de que você faz uso de algum de seus serviços: Sistema de Procura, vídeo, e-mail, site de relacionamentos, editor de textos, planilha, apresentação de slides, sistema de publicidade para sites, serviço de mapas … são só alguns dos serviços oferecidos por eles. ( e tenho certeza que ao ler cada um destes serviços você foi se lembrando do nome de cada um deles. 😉 )
Como tudo começou
O Google foi criado com uma intenção nada simples: queriam catalogar 100% da internet, e na época em que isso foi proposto tenham certeza que era algo impossível. Era, porque foi exatamente o que a Google fez. Hoje são mais de 1 trilhão de páginas catalogadas !
Como a “coleção” de sites catalogados não parava de crescer, e a consulta a esta base foi liberada para os estudantes da universidade Stanford, o serviço começou a se tornar popular. Tanta popularidade teve um preço: Os dois amigos foram convidados a se “retirar”, ou melhor, o site foi convidado a se retirar. Por quê ? Por causa de tantos acessos, o Google ocupava praticamente toda a banda de dados disponível para a universidade ! Até então o endereço do google era google.stanford.edu mudando somente após a “expulsão” para google.com
Mas a empresa não surgiu como conhecemos hoje. Antes de se “profissionalizar” como o melhor sistema de buscas, Brin e Page tentaram vender o mecanismo para outras empresas, dentre elas a sua maior concorrente de hoje: yahoo! Se tivessem vendido … 😀
E a grana começa a jorrar
A empresa agora formada, apoiada em dinheiro de investidores, precisava encontrar uma fonte de renda que tornasse possível o crescimento e implementação dos planos da dupla, foi neste momento em que surgiu o AdWords, que é o programa que gerencia o sistema de publicidade da empresa. Usando uma idéia genial – mas nem tão inédita assim … – o sistema de procura do google começou a apresentar publicidade de acordo com a pesquisa que fosse feita. Quer coisa melhor ? Apresentar a propaganda da sua empresa somente para as pessoas que estão em busca de informações relacionadas ao seu mercado.
Por que “nem tão inédita assim” ? Porque a ideia já havia sido patenteada por outra empresa, o que mais tarde tornou-se uma batalha jurídica, afinal, a proprietária da patente foi comprada por quem ? Yahoo! 🙂
Mas o google não é somente o mecanismo de busca, hoje em dia eles são um conglomerado, atuando em praticamente todas as áreas da web. Com uma característica marcante: serviço gratuito, as ferramentas angariam novos usuários a cada dia, e com isso, mais público para ver seus anúncios publicitários. Criou-se um “circulo virtuoso”, mais dinheiro entrando, que possibilita a criação – ou aquisição – de novos projetos que trazem mais usuários, que trazem mais anunciantes, que trazem mais dinheiro …
Mas nem tudo são flores …
Lendo o que foi dito até agora fica parecendo que a vida é só alegria para essa empresa, não é mesmo ? Mas não … volta e meia surge algum problema … algum processo de um concorrente, de alguma empresa que alega que sua tecnologia foi usada sem a devida autorização … mas em minha opinião, um dos maiores problemas enfrentado pelo google é a alegação de que a empresa tem muito poder hoje. Financeiro ? Não. Afinal, a maior fonte de poder não é medida em dinheiro, mas em informação.
Pense o seguinte: O Google sabe de “absolutamente tudo” que você faz na web. “Lê” seus e-mails, tem acesso aos seus documentos de textos, suas planilhas, conhece seus interesses ( afinal sabe sobre o que você procura enquanto navega ), sabe quais são os sites que você pesquisa … é muita informação concentrada nas mãos de uma empresa. Sabe quem mais tem medo disso ? Sim … o governo dos EUA ( afinal, só eles podem ter acesso a todo esse tipo de informação, mais ninguém … )
Não sei se é pela imagem de bons garotos que a empresa passa, ou eu que sou muito inocente … mas isso não me dá medo. Tenho muito mais medo de que o governo tenha acesso a esse tipo de informação do que o Google …
Uma empresa imune … a tudo ?
Não, claro que não. As ações da empresa desabaram junto com o restante do mercado durante a crise de 2008. Suas cotações tiveram uma desvalorização de 60% ! Afinal, publicidade é um dos primeiros itens cortados pelas empresas em momentos de crise …
Mas aos poucos ela vem se recuperando … tanto suas cotações quanto seus resultados via AdWords.
O que ajuda a Google a ganhar dinheiro ? O AdSense, que permite que qualquer site aprovado pela empresa ( que exige certos padrões de qualidade ), cria uma quantidade tão grande de pessoas com acesso aos anúncios publicitários que praticamente qualquer site que você visite hoje terá um anúncio deles. E o clube não foge dessa “regra”. 😉
O livro
Mas isso é apenas a ponta do iceberg, apenas um resumo. 🙂
Caso tenha se interessado, e queira saber um pouco mais da história dos dois garotos, que hoje figuram entre as pessoas mais ricas do mundo, ou sobre o crescimento e problemas da empresa, leia este livro. Sem muito “nhem nhem nhem” a leitura te prende, faz com que você queria terminar logo para conhecer tudo sobre eles.
Nota do Site: | Google Janet Lowe Editora: Campus Ano: 2009 Edição: 1 Número de páginas: 240 Acabamento: Brochura Formato: Médio |