Clube do Pai Rico

Livros ||| Mara Luquet: o meu guia de finanças pessoais

mara luquet o meu guia de finanças pessoais girado pq

O livro começa falando de viagens de compras … Um livro sobre Educação Financeira falando sobre isso ? Mas como ?! 😯

É … confesso que me assustei com as primeiras páginas. Mas com o passar do tempo, conforme a leitura foi fluindo, vi que este era apenas um dos aspectos deste livro. Mara Luquet fez um livro, onde apresenta um guia de finanças pessoais que foca em uma questão: Por que você quer investir ? Qual é o motivo disso ? Por que você abrirá mão de seus confortos e desejos o presente, para ter uma quantia maior no futuro ?

Ela gosta de viajar e de fazer compras, portanto é nisso que ela usa seu dinheiro. Mas e você, qual será o destino do dinheiro acumulado/conquistado ?

Uma viagem para o Butão

Meio “estranho” uma viagem ao Butão, com todos os seus templos e monges, servir como cenário para o desenvolvimento da história que faz o background do conteúdo em si. Ainda mais para uma pessoa que confessa sua paixão por compras. 🙂

Ou não ? Não seria interessante justamente este contraste entre os paraísos das compras (Nova York, Londres, Paris …) e a vida simples encontrada em uma região como essa ? Sem cartão de crédito … Sem shoppings … Mal e mal sem internet. 😉

Não seria interessante usar um cenário onde o dinheiro “não tem valor algum” para demonstrar justamente o quão importante é o dinheiro que você ganha, o dinheiro que você investe, o dinheiro que você acumula ? Não seria interessante usar a realidade de um povo que não precisa do dinheiro, para que você reflita sobre a forma com que usa o seu ?

Como disse, no começo estranhei … Depois fui refletindo (e possivelmente digerindo as informações) e passei a encarar desta forma.

Se foi este o propósito, parabéns Mara, ótima sacada ! 😀

Um pequeno guia sobre finanças

Sim, um pequeno guia. Muitos aspectos relacionados ao mundo das finanças são abordados no livro. Alguns de forma muito superficial. Outros dentro do necessário. Algo como “olha, existe isso … funciona mais ou menos desse jeito … se te interessou, aprofunde-se em seus estudos”. Sabe ?

Algo que muitas vezes é interessante, principalmente quando o púbico alvo é formado por pessoas sem qualquer intimidade com o assunto. Pessoas que muitas vezes têm verdadeiro pavor sobre o tema. Pessoas que quando veem alguém falando sobre finanças trocam de calçada e vão para o outra lado da rua.

Para este público, o ideal é justamente isso: dar uma pincelada sobre tudo e mais um pouco. Nada de se aprofundar muito. Apenas apresente um conceito, mostrando que não é aquele bicho de sete cabeças que outrora lhe apresentaram (e que criou esta aversão), dando a chance de um futuro contato mais próximo.

Portanto este é um livro indicado para quem está começando, para quem não conhece muita coisa sobre este universo. Para quem está querendo saber o que existe … Se está precisando de algo um pouco mais avançado, este livro definitivamente não é para você.

Só um puxão de orelha …

Em uma parte do livro, Mara fala sobre uma pessoa que lhe pergunta sobre investimentos. Onde investir, no que investir, quanto investir …

Ela lhe pergunta: “Mas qual será o propósito do seu investimento ? Qual é seu objetivo com isso ?”. E a pessoa lhe responde: “Nenhum, apenas para guardar algum dinheiro …”.

Qual foi a resposta da autora ? “Ah, então não precisa investir não ! Gaste seu dinheiro, você tem uma situação estável, não precisará do dinheiro” …

Sério ?!

Por mais que neste momento a pessoa não tenha nada em mente, que não tenha nenhum propósito para aquele dinheiro, indicar que ela gaste, pura e simplesmente ?! O ser humano muda de ideia do mesmo jeito que respira. De uma hora para a outra a situação muda, os desejos mudam, tudo muda. Um acidente … Uma emergência … Um novo desejo … Uma nova paixão !

Gastar tudo sem pensar que pode haver uma mudança de rota logo ali na esquina ? 🙁

Não … acho que não foi essa a intenção desta “dica”, não é mesmo ? Por mais estável que seja a situação financeira de uma pessoa, digamos sendo servidor público, emergências surgem literalmente do nada. Não seria interessante indicar que ela formasse um colchão de segurança bem parrudo, por menor que seja a chance de ele vir a ser utilizado ?

Mesmo que não surja nenhuma emergência, vai que a pessoa passa a querer mudar de cidade, de bairro, de casa. Se ela já tivesse começado a investir antes, o bolo estaria lá, crescendo. Quando fosse necessário … pronto, tá na mão. Se ela não fizer isso, poderá começar a fazê-lo quando surgir o interesse. Mas a que custo ?

Sério … confesso não ter entendido muito bem o motivo desta dica/conselho/orientação. Não sei nem se fui eu que não entendi a proposta. Mas falar isso, num livro que aborda finanças pessoais ? WTF !!!! 😯

Pronto, puxão de orelha dado, a tensão já começa a diminuir. 😉

Concluindo

Como dito, um ótimo livro para quem está começando. Mas esta parte … só esta parte já poderia justificar uma não indicação.

Mas prefiro dizer: leia ! Absorva todo o restante do conteúdo. Pule esta parte, ou então leia com atenção para ver se fui eu quem a interpretou de maneira errada. Acredito que você que acompanha o Clube já sabe que isso que foi dito por ela não é a melhor das alternativas. 😀

 

Mara Luquet: o meu guia de finanças pessoais

Nota do Site:
4 Moedas

Mara Luquet: o meu guia de finanças pessoais
Mara Luquet

Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 194
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino