Clube do Pai Rico

Livros ||| O Ouro dos Tolos

Ganância … sempre ela. O ponto “máximo” da ambição – ou uma distorção da mesma -, tão necessária para que a sociedade possa crescer. Junto da curiosidade, que nos fez descer das árvores, sair das cavernas, fixar residência; a ambição transformou alguns animais um pouco diferentes dos outros, no que somos hoje: a raça dominante. Sem a ambição certamente estaríamos vivendo de forma muito semelhante aos nossos primos, os macacos.

Ganância, tão idolatrada por Gordon Gekko no clássico Wall Street … esse foi o combustível para a maior crise de todos os tempos. Não, ela não foi menor que a de 1929, saiba que a crise de 2008 ainda não terminou, e o resultado final ainda está longe de ser atingido …

Armas de Destruição em Massa

Buffett definiu os derivativos, dentre eles os de crédito, como sendo verdadeiras armas de destruição em massa. Acho que ele focou apenas no lado destruidor deles, afinal usado da forma correta servem como uma ótima ferramenta de proteção – e especialmente de gerenciamento de risco. Mas … a ganância falou mais alto.

Foi por “precisarem” atingir resultados mais significativos que as pessoas que começaram a usar os derivativos de crédito iniciaram a contagem regressiva para a explosão do artefato nuclear. Se os olhos não tivessem crescido tanto … a coisa teria sido bem diferente.

Em “O ouro dos tolos” (Campus/Elsevier, 2009) somos apresentados a todos os detalhes que cercaram a criação dessa bomba relógio. Quais os propósitos iniciais, quais suas finalidades, como ativaram a contagem do explosivo. Além disso também vemos a queda dos gigantes financeiros no decorrer da crise, quem comprou quem, quem salvou quem (ou ao menos tentou). Se você gostou do vídeo “A Crise do Crédito – Visualizada” tenho a mais absoluta certeza que gostará dessa leitura.

Sempre refletindo … Sempre fazendo analogias

Mas uma das coisas que mais me tocou com essa leitura foram as analogias que podem ser feitas, as comparações entre o estouro da bolha do crédito – especialmente nos EUA -, com o atual momento que a Europa enfrenta. Muitas semelhanças, às vezes deixadas de lado … (propositalmente ou não …)

Além disso, durante a leitura, refleti muito sobre a forma com que venho operando atualmente. Especialmente no lado alavancagem da coisa. Prometi rever meus conceitos assim que terminei a leitura. (coincidentemente as cotações não pararam de subir desde então, sendo que estou vendido, alavancado)

É o tipo de livro que além de te trazer muito conhecimento, te faz pensar. Muito.

Leitura obrigatória, que abre os nossos olhos para muitas coisas. Especialmente para fatos e momentos onde as coisas parecem ir bem demais …



Nota do Site:

5 Moedas
O Ouro dos Tolos
Gillian Tett

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 304
Acabamento: Brochura
Formato: Médio