Livros ||| Obrigado pela informação que você NÃO me deu !
Seja sincero, o que vem à sua mente ao ler o título desse livro ? É muito provável que pense numa pessoa que costuma “regular” as informações que passa para os outros, aquela que prefere guardar o segredo (afinal conhecimento e informação é poder) para si sem dividir com mais ninguém. Correto ? É, eu também pensei nisso …
Mas me enganei, o livro “Obrigado pela informação que você NÃO me deu” (Campus/Elsevier, 2007) aborda justamente o outro lado da moeda. Fala sobre as pessoas que falam, falam, falam, enrolam, falam, enrolam mais um pouco … até que … chega no ponto que deveriam ter chegado com “um pouco de atraso”. Ou melhor, às vezes chegam, pois existem casos onde a pessoa demora tanto, dá tantas voltas, que a pessoa com quem ela conversa acaba desistindo do papo e dá o assunto por encerrado. Quando se trata de um papo entre amigos “não há tanto problema” – se bem que eu não suporto quem demore “horas” para falar algo que levaria poucos segundos … mas tudo bem -, mas e quando é um superior seu, no seu emprego ? Ou então um cliente que está participando de uma apresentação e depende do que for dito ali para fechar negócio ? Muda um pouco, não é mesmo ? 😉
Sempre – sim SEMPRE – fui adepto da teoria do “vá direto ao ponto !”, como você já deve ter percebido aqui no site. Muitos dos meus textos acabam sendo mais curtos do que o da concorrência (hehehe) por eu achar que a enrolação não leva a lugar algum. Na maioria das vezes só faz com que a pessoa que está participando da “conversa” perca seu (valioso) tempo. Existe alguém que não concorde com a frase “Tempo é dinheiro !” ?
Mas por que fazem isso ?
Muitos o fazem por gostarem de falar, pura e simplesmente isso. Falam, falam, falam … até não poder mais. Se for um assunto que lhes agrade então … Sai de baixo !! 🙂
Outros adotam a mesma postura, de falar mais do que deviam, para mostrar o quanto conhecem do assunto, o quanto dominam determinado tema, ou no pior dos casos, o quanto se dedicaram para preparar aquilo que estão falando, o quanto se esforçaram para entenderem (ou decorarem, você escolhe) sobre determinada coisa. Conhece alguém desse tipo ? Aquela pessoa que precisa mostrar/dizer o quanto se dedica, e para isso faz com que o assunto se alongue um “pouco” demais ?
Uma das coisas que mais gostei no livro foi o fato de que muitas passagens abordadas pelo autor se tratam de casos reais (ele presta consultoria nessa área, de apresentações), então existem exemplos de todos os tipos. Já imaginou alguém que está fazendo uma apresentação para conquistar um sim de um cliente e consegue isso nos primeiros minutos de apresentação ? E se esta mesma pessoa, nesta apresentação, para mostrar o quanto se dedicou àquela apresentação continuasse a falar e por causa disso acaba perdendo o negócio ? (o cliente pode ter pensado melhor … pode ter ouvido/visto algum detalhe que lhe fez desistir …) Quem mandou falar demais ? 😀
Um livro que vale a pena ser lido !
Gosto muito desse tipo de livro, que traz informações e conhecimentos que podem ser usados por toda a nossa vida, em todas as áreas que desejarmos. No trabalho, em casa, com os amigos …
De leitura fácil, rápida e agradável, este é um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que prezam por usa formação como pessoa.
Tenha uma boa leitura !
Nota do Site: | Obrigado pela informação que você NÃO me deu ! Normann Kestenbaum Editora: Campus Elsevier |