Livros ||| Os conselhos de Buffett
Depois dos livros da série Pai Rico, acho que os que abordam o tem “Warren Buffett” tenham sido os que mais li. 🙂
A lista é grande, uns bons, outros nem tanto, outros decepcionantes …
E “Os conselhos de Buffett” (Elsevier, 2010) entra na lista dos … muito bons ! 😀
E além de estar na lista dos muito bons, ele pode iniciar uma nova modalidade: a dos diferentes. Por quê ? Porque no livro, a autora usa um dos maiores tesouros que o mercado americano de ações possui, e que poucos aproveitam da forma que poderiam …
Se você já conhece alguma coisa sobre Buffett, sabe que ele produz uma carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway. E este é o tesouro. Nesta carta Buffet fala sobre a empresa, bem como as que formam o “conglomerado”. Mas isso não é tudo, entre um parágrafo e outro o Oráculo de Omaha dá pistas sobre o que espera para o mercado. É através da leitura destas cartas que muitos investidores conseguem conhecer um pouco mais da forma Buffett de investir.
E o que isso tem a ver com o livro ? A autora comenta e “detalha” a carta de 2008. (acho que, provavelmente, uma das mais importantes dos últimos tempos)
Não preciso nem comentar o quão esclarecedor isso é, não é mesmo ? 😉
É muito interessante perceber o grau de sinceridade de Bufett em suas cartas. Sinceridade … algo raro nos dias de hoje, onde a maquiagem é item “obrigatório” nos relatórios …
Mas a sinceridade não vai só no lado “tradicional” da palavra, se refere também ao lado sangria dos cofres da empresa. Não entendeu ? Olhe os salários da grande maioria dos CEOs americanos. Agora compare com o valor que Buffett recebe da BH …
O livro apresenta 25 conselhos, que se bem interpretados ajudam, e muito, na compreensão do método Buffett, do investidor Buffett, do homem Buffett.
Resumindo: gosta de Buffett ? Quer aprender um pouco mais sobre o que ele olha, o que ele procura, o que ele faz ? Leia “Os conselhos de Buffett” sem medo de ser feliz. 😀
Nota do Site: | Os conselhos de Buffett Laura Rittenhouse Editora: Elsevier |