Livros ||| Pai Rico: Imóveis: Como Gerenciar e Ganhar (mais) Dinheiro
Vou iniciar meus comentários sobre este livro respondendo a pergunta que ronda 99% das cabeças dos leitores que me perguntaram se ele servia para a realidade brasileira. Sim, serve para a brasileira e para a de qualquer país no mundo !
Uma das maiores reclamações dos leitores da série Pai Rico é justamente o fato de que “o seu conteúdo não serve para o mercado brasileiro” – pensamento que discordo profundamente … ele precisa ser adaptado, ok, porém é perfeitamente possível – e neste livro isto não ocorre. Não espere encontrar explicações de como se compra um imóvel, qual o tipo de imóvel comprar, quando comprar, porque comprar … não é este o assunto do livro. O assunto focado nele é a administração dos imóveis já adquiridos, é falado sobre como gerenciar um imóvel de aluguel.
E como faço isso então !?
Você tem duas opções: ou faz por conta própria ou contrata um profissional.
Mas claro que ele não fala somente isso, ele apresenta todo o processo que um administrador de imóveis precisa seguir, todas as dificuldades que ele precisa passar, para que você tenha as ferramentas necessárias para tomar essa difícil decisão. Ok, ele deixa claro – na minha opinião – que o ideal é contratar alguém para fazer isso por você. No caso o profissional é representado pelas imobiliárias que se encarregam da administração do imóvel, que tem entre os itens a parte de cobrança, manutenção e a parte legal da coisa.
E claro, como não poderia faltar num livro da série, é mostrada a importância de um belo controle de fluxo de caixa do negócio para que se tenha as rédeas dele. 😉
Mas dá tanto trabalho para que eu tenha que contratar alguém ?
Sim, tenho certeza que dá. Pense comigo: cobrança do aluguel; confecção de um contrato que te proteja de possíveis problemas; cuidar para que o valor cobrado seja sempre o dentro da realidade do imóvel – e se possível um pouco acima dela, hehehe; se responsabilizar pela manutenção do imóvel ( chamando os profissionais necessários para cada tipo de problema, conhecendo os bons e os maus profissionais, os que cobram o preço certo … e por ai vai ); e em caso de problemas maiores retirar o inquilino do imóvel.
Já pensou no trabalhão que tudo isso te daria ? Você tem o perfil necessário para chegar no imóvel e despejar o inquilino que está em atraso com você ? Estaria pronto para resolver rapidamente – colocando a mão na massa ou chamando alguém – um problema de esgoto no imóvel num final de semana ? Isso tudo faz parte …
E um detalhe: O custo para se livrar de todos esses problemas nem é tão alto … gira em torno de 5% a 10% do valor do aluguel. Ah ! Esse é outro ponto em que o autor chama a nossa atenção, dê preferência às mobiliárias que cobram um valor percentual, pois com isso elas sempre se esforçarão para que o valor recebido pelo cliente seja o mais alto possível. Se for um valor fixo … tanto faz … para que se esforçar ? 😉
Vale tanto para um imóvel pequeno quanto para um grande, bem como não importa a quantidade
Se você pensa que a solução “contrate um profissional” serve só para quem tem mais de um imóvel, ou então para um imóvel grande … está bem enganado. Na minha opinião – e o livro te ajuda a chegar na mesma conclusão – isso serve para todos os casos. Só não valerá se você estiver pensando em criar um negócio voltado para a administração de imóveis … 😉
E claro, dependendo do perfil do imóvel, e consequentemente dos inquilinos, a ajuda da imobiliária se faz ainda mais necessária. Já imaginou você com um imóvel voltado ao público de baixa renda, e tendo problemas para receber … ?
Sim, o livro é feito mostrando a realidade americana, porém te dá todo o conteúdo necessário para trazer para a realidade nacional. Lá eles têm uma pessoa no imóvel que se responsabiliza por cuidar da manutenção “simples”, fazer a cobrança dos alugueis, sua função é cuidar do dia-a-dia do imóvel. Digamos que seja uma mistura de zelador com cobrador … ( quem costuma ver seriados americanos deve estar familiarizado com esse tipo de funcionário )
O que eu faria ?
Não, essa não é a pergunta certa. Ela deveria ser: O que você fará ? Hoje não tenho nenhum imóvel como forma de investimento, mas no meu planejamento isso não está tão longe, começa a se aproximar o dia em que eu pretendo dar meus primeiros passos nessa área, e a conclusão que cheguei é de que irei delegar esta função – administrar e gerenciar meus imóveis – nas mãos de uma boa imobiliária.
Não quero precisar me especializar nesta área a ponto de conhecer os melhores profissionais de manutenção da cidade. Não quero ter que me incomodar no momento da cobrança. Não quero – nem pensar – me incomodar com a possibilidade de ter problemas legais com meus inquilinos …
Sim, eu contratarei uma imobiliária para cuidar dos meus imóveis.
Você quer tirar essa dúvida ? Ainda não tem certeza do que é melhor para o seu caso ? Ou então quer tentar cuidar você mesmo dos seus imóveis ? Leia este livro, te ajudará muito.
Nota do Site: | Pai Rico: Imóveis: Como Gerenciar e Ganhar (mais) Dinheiro Ken Mcelroy Ano: 2009 |