Livros ||| Retorno sobre o investimento em Mídias Sociais
Como gosto de ler um livro, sobre um assunto “um pouco diferente” do habitual, e percebo que tive uma bela surpresa com isso. 🙂
Quando comecei a ler o “Retorno sobre o investimento em Mídias Sociais” (Campus/Elsevier, 2011) pensei que teria acesso a material sobre o tema “o que os anunciantes esperam obter após fazerem sua divulgação no Clube“, que é o retorno mais direto (e prático) que o investimento deles nos anúncios. Acabei e vi que além disso havia aprendido muito, mas muito mais do que apenas isso. Queria usar o conhecimento do livro para ajudar na hora de conquistar novos anunciantes para o site, saber o que eles esperavam. De brinde aprendi ainda mais sobre o que os visitantes podem estar querendo com o site.
Sim, além de aprender sobre o lado dos anunciantes acabei aprendendo mais sobre o lado do visitante. Que coisa não ? E não é justamente isso que um site precisa para crescer mais e mais ? (oferecer conteúdo de qualidade e atender as necessidades dos visitantes)
Com casos reais o livro dá muitas orientações de como alguém deve proceder na mídia social, seja num site, num fórum, no twitter, no facebook … onde quer que seja. Isso em relação ao lado “oferecedor de conteúdo”, e não somente como consumidor de espaço publicitário. 😀
Do ponto de vista do investidor
Claro, o principal foco do livro é o lado anunciante da coisa, que neste caso é o investidor em questão. De que forma manter contato com as pessoas que estão do outro lado do teclado ? Quais as diferenças entre um formador de opinião, um consumidor e um indivíduo ? É … cada um destes grupos tem necessidades diferentes, e o melhor: cada um tem um alcance diferente. Se você tem uma determinada verba, e deseja atingir o máximo possível de pessoas, preferiria “agradar/atender” quem ? Um formador de opinião, um consumidor ou um indivíduo ?
Acha que é uma decisão simples ? Não se esqueça que o formador de opinião poderá te trazer muitos consumidores … Mas um consumidor mal atendido poderá se transformar numa pedra no sapato da empresa … De qualquer maneira cada grupo tem as suas necessidades, cada um deles tem uma área de abrangência (o tamanho do circulo que será afetado com a sua opinião sobre determinado produto/serviço).
Outra, como medir a eficácia de uma ação, de uma campanha ? Só olhando o número de visitas que ela gerou ? Ou devemos olhar as vendas ? Ou então ficar de olho no quão grande a “conversa” sobre o produto/serviço ficou. Ou todas as alternativas ? 😉
E quais ferramentas usar para ter o controle da campanha ? Já pensou nisso ? Como acompanhar o tamanho que ação ficou dentro do twitter ? Ou quantos sites se envolveram na ação ? Conseguiu atingir os formadores de opinião chave ? Não é só pegar a melhor ideia de campanha do mundo e jogar na rede, acompanhar o seu andamento é preciso. (para não dizer obrigatório …)
Do ponto de vista do fornecedor de conteúdo
Mas como eu disse, um dos pontos que mais me surpreendeu foram os insights que pude obter para melhorar o produto que ofereço a você. (quer queira ou não o meu site é um serviço que presto a você leitor, que pode considerá-lo como um bom produto – que merece ser constantemente consumido -, ou não)
Algumas das “dicas” ali presentes já estão sendo postas em prática, se você não conseguiu perceber é porque em sua maioria são sutis. Claro … para quem já vinha fazendo algo razoavelmente decente, hehehe. 😀
Imagino que 2012 será um grande ano para o Clube, tanto em termos de conteúdo para os leitores quanto em termos de espaço de mídia para os anunciantes. E tenha a certeza que esta leitura me influenciou muito.
Portanto: você tem algum negócio web ? Quer começar um ? Está na “outra ponta” e quer saber como proceder quando for divulgar seus negócios do “mundo real” na web ? Leia o “Retorno sobre o investimento em Mídias Sociais“, tenho a certeza de que você irá me agradecer pela indicação. 😉