MAD Money: o programa de TV que me deixa com inveja dos Yankees …
Se tem algo que me prende à TV enquanto estou de férias nos EUA é o programa MAD Money, com Jim Cramer. Sabe aquele tipo de coisa que te traz informação de forma direta e descontraída ? Pois então, é ele. 🙂
Um programa diário, que passa sempre ao final do dia, onde o apresentador fala sobre tudo o que aconteceu durante o pregão daquele dia. Informação sobre o mercado como um todo, sobre ações específicas, rolam até algumas sugestões de carteira. (não que eu goste muito, mas a forma com que ele faz o balanceamento das ações que compõe as carteiras é no mínimo interessante)
Tive a “sorte” de estar lá no dia em que houve aquela queda maluca, em 2010 lembra ? Foi o dia em que o Dow Jones teve a maior queda em pontos da história, que acabou sendo atribuída a um (possível) dedo gordo. Foi no dia 6 de maio de 2010, o mercado despencou mais de 550 pontos em minutos (chegando a cair mais de 1.000 …), foi rápido, muito rápido. Nunca vi nada igual …
Por que “dedo gordo” ? Porque muitos atribuem a desabada geral por um equívoco em uma ordem de venda. O sujeito teria digitado um “B” no lugar de um “M”. Qual a diferença ? No sistema do dito cujo o “B” era um atalho para bilhões de ações, o “M” para milhões. Experimente colocar uma única ordem de bilhões para ver o que acontece … não há liquidez que dê conta ! Depois do erro a queda teve continuidade – muito provavelmente – por causa dos STOPS que foram sendo acionados automaticamente. Foi um mar de sangue … e até onde sei acabou ficando por isso mesmo. (cancelaram uma série de ordens, de compra e venda, que ocorreram nesse intervalo de tempo, mas nada mais)
Jim, que não é de levar desaforo para casa falou, mas falou muito do ocorrido. É difícil explicar como ele se comporta no programa, a dinâmica é completamente diferente do que poderíamos esperar de um programa que envolve o tema dinheiro. É quase um circo ! 😀
Onde passa ?
Na semana passada falei para a minha esposa: “Poxa … que pena que aqui no Brasil nenhuma operadora de TV a cabo oferece o CNBC …”, pois se tivesse eu assinaria na mesma hora ! E não é só por causa do MAD Money não, a cobertura que eles fazem do mercado é muito boa ! Pense no que faziam na Bloomberg, pensou ? Agora esqueça ! Pois há comparação ! 🙂
Já estava quase conformado com o fato de só poder ter o gostinho de assistir ao programa quando estive lá fora de novo … Foi quando a “coisa mais experta do mundo” aqui se lembrou que tinha em mãos nada mais, nada menos, do que a WEB inteira !! (vai ser burro assim lá na China oooo !!) E é claro que após uma pesquisa básica encontrei o site do programa … que oferece todos os episódios, inteiros, sem cortes. Mas também sem legendas, hehehe.
Por que destaquei o “sem legendas” ? Porque o inglês do cara é para matar ! Só assistindo para você ver o quão complicado é entender 100% do que ele fala. (uma legenda em inglês, um closed caption, ajudaria pacas !!)
Nem fiquei feliz nem nada !!! 😀
Agora já tenho compromisso diário: ver os “episódios” de MAD Money direto no meu pc.
Convido todos a assistirem, e quem sabe dividir o sentimento comigo. 😉