Clube do Pai Rico

“Me impuseram uma taxa de manutenção porque contratei um empréstimo pessoal …”

Pergunta:

Olá!

Há mais ou menos 6 anos venho conseguindo isenção dessas taxas de pacotes no banco por ter pouquíssima movimentação na conta. A cada 3 meses preciso voltar na agência para renovar o cadastro.. Hoje fui ao banco para renovar e a pessoa que me atendeu informou que o banco não pode me isentar mais dessa taxa, por eu ter feito um empréstimo pessoal há 3 meses, mesmo tendo pouca movimentação na conta. Já estou pagando juros sobre o valor do empréstimo e gostaria de saber se sou obrigada a pagar a taxa de pacote mensal por motivo do empréstimo.

Obrigada.

Resposta:

Bom dia,

Você vem indo na agência, de 3 em 3 meses, nos últimos 6 anos somente para fazer a renovação da sua isenção da taxa de manutenção de conta ?! 😯

Acho que temos uma nova merecedora do título de “A pessoa mais paciente do Mundo” ! 🙂

Antes de tudo: meus parabéns ! Eu não teria conseguido permanecer tão fiel neste propósito, pois ir à uma agência bancária 24 vezes (enfrentando filas e sistemas fora do ar) apenas para conseguir a isenção da taxa é tarefa árdua !

Mas uma coisa não ficou clara na sua mensagem … Você conseguia esta isenção da taxa apenas pela solicitação pura e simples ? Você chegava lá e falava: “Oi, tudo bem ? Lembra da minha voz ? Continua a mesma … Já a isenção da taxa …“, ou tinha algum outro tipo de acerto com o(a) gerente ou o Banco ?

Por exemplo: você tinha uma conta universitária, passou para uma normal e conseguiu manter a isenção ? Ou era uma conta salário ? Sim, quase todos os bancos dão isenção para estes dois tipos de conta … Ou você foi lá, solicitou uma conta do tipo serviços essenciais e te empurraram essa burocracia toda de renovar a cada 3 meses, na tentativa de te fazer desistir da gratuidade ?

Se era por causa da conta universitária: parabéns por conseguir convencer o Banco a manter a gratuidade. 🙂

Se era por causa da conta do tipo serviços essenciais … lamento te informar mas estavam mesmo querendo fazer com que você desistisse. 🙁

Uma outra dúvida: eles não te cobravam nada por esta “renovação/atualização de cadastro”, né ? É … antigamente os bancos mordiam a conta dos clientes usando essa desculpa esfarrapada. Depois o BC os proibiu de fazer isso.

Mesmo sem saber exatamente qual é o seu caso, vamos tentar encontrar uma solução para esse problema ? 😉

1º Eles não querem mais te oferecer a gratuidade por causa do empréstimo que foi feito

Olha … esse até poderia ser o motivo para que eles lhe dessem a isenção ! Em muitas situações os bancos oferecem a isenção da taxa de manutenção a determinados clientes por causa do relacionamento que o banco tem com eles. Leia-se: oferecem a gratuidade para os clientes que têm alguma aplicação de maior porte (em média exigem que você tenha algo próximo a R$100 mil em alguma aplicação deles), ou que façam uso dos serviços do banco.

Que tipo de serviço ? Seguros, títulos de capitalização (maledito !!), previdência privada e … empréstimos pessoais. Sim, já vi casos onde a pessoa conquistou o direito à isenção por ter feito a contratação de um empréstimo pessoal. 🙂

Acho que é questão de conversar direitinho com o gerente, mostrar pra ele, ou ela, que a contratação do empréstimo é mais um sinal de seu forte relacionamento com o banco, blá blá blá, e que por isso você merece a isenção. Acredito que você já tenha usado tal argumento. Não ?

Tente mostrar que a contratação é justamente um motivo extra para não precisar pagar a taxa. Se antes eles te isentavam, agora têm um motivo extra para isso ! 😉

2º Pensou em migrar para uma conta do tipo serviços essenciais ?

Se não é o seu tipo de conta ainda, esta pode ser uma alternativa. Infelizmente esse tipo de conta tem uma lista “restrita” de serviços oferecidos, mas que atende a uma grande parte dos usuários. Dê uma olhada no post “Como ter conta no banco sem pagar taxa de manutenção ?” pois lá dou os detalhes dela.

Até onde sei, esse tipo de conta não restringe o usuário a obter um empréstimo no banco. Tanto que muitas pessoas que adquirem um financiamento imobiliário migram para ela depois de tudo fechado … Indico a leitura deste outro post para entender isso melhor: Tenho um financiamento imobiliário, posso migrar minha conta para serviços essenciais ?

Se já a sua conta, não consigo entender o motivo para te obrigarem a renovar trimestralmente, tampouco para lhe tirarem a gratuidade por causa do empréstimo …

3º Pensou em migrar para uma conta do tipo digital ?

Sim, esse é um tipo de conta, oferecida pela grande maioria dos bancos (nunca dá para dizer que todos oferecem …), onde o cliente não paga a taxa de manutenção, tem uma série de serviços incluídos no pacote – como DOC e TED, por exemplo – de forma gratuita, mas que em contrapartida não oferece o atendimento presencial. Tudo é feito via web ou nos caixas eletrônicos.

Em muitos casos é perfeitamente viável. E sim, oferece a possibilidade de adquirir um empréstimo. 😉

O que fazer ?

Agora a escolha é sua. Existem 3 alternativas para manter/reconquistar a isenção da taxa. A primeira poderá ser mais trabalhosa … A segunda e a terceira são mais práticas, mas você verá que te dificultarão ao máximo na mudança. Se você der uma olhada nos comentários do post onde apresento a conta do tipo serviços essenciais, verá a novela que muitos presenciaram na hora da solicitação.

Mas tem solução sim. 😀

Além das sugestões que dei, os amigos do Clube também poderão dar as suas. Há alguma outra alternativa que você conheça ?

Espero ter lhe ajudado ! 😉

Abraços !