“Mudamos o tamanho, mas o preço permanece o mesmo” …
Quem nunca se surpreendeu, chegando em um supermercado, ao ver que a embalagem do produto que você costuma consumir por anos e anos “diminuiu” ? Seja no peso total da embalagem, seja no tamanho do produto em si …
Mas para a sua alegria o preço permanece o mesmo. Afinal nada mais justo, uma “ajuda extra” no combate à inflação, não é mesmo?
#NOT !
O preço aumentou sim !
Muito se engana quem acredita nesta fábula criada pela indústria … Afinal de contas você precisaria pagar mais caro, caso precise comprar a mesma quantia que comprava anteriormente. Os exemplos são muitos … Vai desde o rolo de papel higiênico, que antes tinha 40m e agora “apenas” 30m (uma queda de 25% !), mas o preço foi mantido no processo de redução; até as bolachas (ou biscoito, você decide) recheadas, que antes precisavam de 2 mordidas para serem finalizadas e hoje, com apenas uma, já fazem parte da história. E o preço ? Sim … ficou igual.
Pense, se antes você precisava de 12m de papel higiênico por mês, precisava comprar 3 rolos. Agora com a redução (que já ocorreu há bastante tempo, diga-se de passagem), você precisará comprar 4. Sim, um aumento de 33% …
São tantos exemplos, e das mais variadas áreas (iogurte, bolachas, molhos, produtos de higiene pessoal, etc), que você provavelmente já foi “vítima” sem nunca nem ter percebido. Quer ver ? Já percebeu que o Brasil tem uma das maiores frotas de carro popular do mundo ? E o tamanho dos imóveis que vêm sendo comercializados nos últimos tempos ?
Viu … ? Acredite, estes itens também seguem uma lógica parecida com a dos produtos que encolheram a embalagem …
Mas quer ver a parte mais “engraçada” da história ? A indústria alega que estas diminuições vêm ocorrendo por “solicitação” (ou demanda, se preferir) dos consumidores.
😯
Dizem que o tamanho das embalagens diminuiu por causa da diminuição no tamanho das famílias (!?!?), já que até poucos anos elas tinham mais membros … Outra justificativa é por causa do número de solteiros morando sozinhos (?!?!!) …
Sério ?
Mas a que mais me impressiona mesmo é a justificativa do ramo imobiliário para o tamanho dos imóveis: as pessoas não querem mais imóveis grandes, não querem mais perder tempo limpando, não querem mais acumular muita coisa em suas casas … !?!?!?!?! Sério !?
Alguém já viu algum conhecido falando isso ? Você conhece alguém que teve a oportunidade de comprar um imóvel de 200m² ou um de 35m², pelo mesmo preço, e ficou com o de 35m² pois “era mais fácil de limpar” !??!!? Claro que não ! As pessoas estão indo para imóveis cada vez menores por causa do preço. Exatamente o mesmo princípio da bolacha … menor, mas com o mesmo preço que pagávamos pela maior anteriormente …
Quer diminuir o produto, para mascarar o repasse do aumento de preços, “tudo bem”, mas não me venha tentar enganar o consumidor, alegando que é um desejo dele …
E você, o que pensa sobre este assunto ?