Mudanças na Poupança ? Acho que não …
Era para eu ter escrito este texto já faz alguns dias … mas sabe como é …
Já perceberam como o assunto “Mudanças na Poupança” sumiu do mapa ? Não se ouve mais falar sobre isso em lugar algum. Sabem por que ? Tudo indica que o governo desistiu de efetuar as mudanças. Sim … desistiu. Engraçado não ?
Vamos pensar juntos:
– A opinião pública não gostou muito das mudanças propostas … por mais que explicassem que somente 1% das contas seria tributada … ( eu fui um dos que não engoliu, hehehe )
– 2010 é ano do que ? Simmm !! Eleição para presidente …
– A crise, aparentemente, é menor do que o imaginado. Portanto a política de redução dos juros não será levada adiante.
Pronto, junta tudo e o que temos ? Deixa tudo como está.
Opinião pública não gosta de uma coisa que o governo vai fazer no ano de eleição, sendo que eles querem porque querem eleger a Dilma. Muitos pontos negativos …
Tudo indica que a política de cortes na taxa de juros foi paralizada, ao menos momentaneamente. Se é a redução da SELIC que vem causando a queda nos rendimentos dos Fundos de Renda Fixa, e ela será interrompida ( possivelmente teremos algum aumento em breve … nem que seja pequeno ), pra que tributar a poupança – que foi a ferramenta escolhida para diminuir o rendimento dela – para diminuir o interesse nela ?
Nesta “reta final” das eleições ( o detalhe é que ainda falta um ano 😯 ), o governo usará toda a artilharia possível. Afinal, a mudança seria feita para que os investidores continuassem interessados na aquisição de títulos do tesouro, que estavam perdendo espaço para a poupança. Com isso, o governo perde ferramenta mais do que importante para ter dinheiro para tocar os planos adiante.
Se a taxa de juros permanecer do jeito que está, teremos um ano inteiro de “perdas” para as finanças do governo. Ao menos teremos alguns problemas com a rolagem da dívida …
Bom, vamos torcer para que tudo dê certo. É a única coisa que podemos fazer. 🙂