Clube do Pai Rico

(nova) Mudança na poupança !

Ontem foi um dia aguardado por muitos brasileiros … acredite, é verdade. Muitos “choraram e espernearam”, mas somente o tempo pode trazer de volta o que muita gente tanto reclamava: a caderneta de poupança voltou a render 0,5% + TR ao mês.

É … o sonho acabou, durou pouco … aproximadamente 1 ano. (ou 14 meses para ser mais exato …)

A nossa taxa de juros que chegou a “incríveis” e “inacreditáveis” 7,25% ao ano voltou ao patamar limite de 8,5% ao ano. E com o aumento a regra da (nova) poupança voltou à antiga. Para refrescar a memória dê uma lida no post: “Dê boas vindas à “nova poupança” !

Pronto … acabou o sonho de vermos a taxa de juros indo para níveis de “1º Mundo” … mas o pior é ver que esse aumento pode comprometer um outro setor da economia: a construção civil. Afinal de contas a grande redução nas taxas oferecidas ao financiamento imobiliários só aconteceu depois da mudança da regra. Voltando ao normal, como farão para manter o nível atual ?

Já parou para pensar ? A coisa vai apertar um pouco para (especialmente) a Caixa … Ou vão fazer que nem o BNDES pegando dinheiro caro e emprestando (para os amigox …) a taxas mais baixas ? 😯

Bom … deixemos o papo imóveis para outro momento, o foco agora é o retorno do rendimento da poupança à níveis nunca antes vistos na história deste país ! Opa … é mesmo … sempre foi assim, só voltou ao normal. Peço desculpas pela empolgação …

Mas é agora que a porca torce o rabo. Como funcionará o sistema de controle da caderneta para diferenciar quem deve seguir à regra dos 70% da SELIC ou a regra antiga ? Na primeira mudança era mais simples: antes de 04/05/2012, vale a regra antiga. Depois, a nova. E agora ? Existirão intervalos, com exceções à regra ? Vai ter gente quebrando a cuca. 🙂

O que importa é que o “investimento” mais tradicional e mais querido (em termos de popularidade) pelos brasileiros está de volta à forma “ideal”. Rendendo incríveis 6% ao ano !

Ps: … mas … a inflação dos últimos 12 meses já não é de quase 7% ? Hummmm ….

Correção !!!
Como bem lembrou o amigo Diego, a mudança não ocorre neste momento. Igual ou abaixo de 8,5% vale os 70% da SELIC + TR, somente acima de 8,5% (8,51% por exemplo) é que volta às antigas.

8,5% foi o número escolhido porque 70% de 8,5 é praticamente 6 … (que é o equivalente a 0,5% ao mês, aproximadamente …)

Peço desculpas, sinceras, a todos os amigos.