O limite de R$20 mil é por CPF ou por corretora ?
Pergunta:
O limite de 20 mil é por cada conta que uma pessoa possa ter em uma corretora, ou por CPF?
Ex: Tenho conta em 2 corretoras, tenho limite de 20 mil em cada uma delas ou é 20 mil pelo CPF cadastrado na B3?
Devo fazer ajustes mensais separados por cada corretora?
Resposta:
Opa ! Tudo certo, Luide ? 🙂
É por CPF. Tudo* relacionado ao seu imposto de renda é ligado ao teu CPF.
Então, o limite de R$20 mil em ações ? É do CPF. Poderás usar quantas corretoras quiser, no final das contas a informação precisará ser reunida e apresentada na declaração anual à Receita.
O levantamento de resultados do mês ? É do CPF. Não importa o número de corretoras usadas, você precisará criar um único preço médio das ações em carteira, e a partir dele calcular o lucro/prejuízo do período.
Você até pode ter um controle separado por corretora … Mas cá entre nós ? Melhor já fazer tudo junto desde o início para não confundir as coisas. Ok … Pode ser que você use mais corretoras para separar “objetivos”, justificando o controle “separado” da grana e dos resultados. Mas um controle global será necessário de qualquer maneira. 😉
Agora, sobre o * lá de cima, existe uma exceção (sempre tem, né ? hehehe) à regra: daytrade.
Não chega a ser uma exceção literalmente falando … mas aqui sim usar corretoras diferentes influenciaria na situação final.
Se você compra e vende uma mesma ação, num mesmo dia, estará fazendo um daytrade. Correto ?
Agora … se você vender em uma corretora (digamos que você tenha nela uma posição em determinada ação), e recomprar no mesmo dia em outra corretora, não estará fazendo um daytrade. Será uma operação normal.
Motivo ? O daytrade é caracterizado por uma troca financeira dentro da corretora. Não há mudança do seu posicionamento final naquela ação no final do dia. Já ao realizar uma parte em uma corretora, e outro em outra, haverá mudança da sua situação nas duas. Não será uma operação meramente financeira.
É mais uma curiosidade mesmo. 🙂
Espero ter te ajudado. 😀
Abraços !