O que deu para seu filho ontem ?
E então, como foi seu feriado do Dia das Crianças de ontem ? Opa, é verdade, o feriado não é por isso … mas às vezes é o que parece, ao menos é isso que a mídia e o comércio tentam fazer parecer …
Como muitas outras datas – dia das mães, dos pais, dos namorados … – mais “simbólicas” do que comemorativas ou de caráter religioso, o dia das crianças virou algo puramente comercial, e ponto final.
Quer ver ? O que foi que você deu para seu filho ? Algum brinquedo que ele queria muito, não foi ? Ou então um tênis … ou uma roupa … ou um dia “especial” (no cinema, parque de diversões … ou algo assim), correto ? E se eu te disser que teria um presente muito, mas bota muito nisso, melhor ? Vamos à reflexão !
Que tal … Educação ?
Não, neste exato momento não estou me referindo à Educação Financeira, mas pensando bem o negócio está tão interligado que acabaria trazendo como consequência grandes vantagens nesse lado também.
Antes de falar pergunto: Como você tem educado seu filho ? Pense um pouco …
Tenho ficado cada vez mais assustado com o comportamento das pessoas, nas ruas, restaurantes, lojas, parques, aeroportos, trânsito, escolas … resumindo, em todo e qualquer lugar. Parece que de uma hora para a outra o povo resolveu entrar num casulo, ou num campo de força talvez, e determinou que a partir daquele instante só importa o que ele queira, não importando o restante das pessoas. Esqueceram-se de um conceito bem importante … o da coletividade.
A impressão que dá é que muitos acham que os seus atos não trarão consequência alguma … 🙁
Começando do básico
O pior é que o negócio já mostra problemas em relação às coisas mais básicas …
– Não jogar lixo na rua;
– Não mentir;
– Dizer bom dia, boa tarde, boa noite;
– Falar por favor, com licença, obrigado;
– Respeitar as regras de trânsito; (velocidade, não avançar no sinal vermelho, não estacionar em local proibido, não falar ao celular, não pegar a direção se tiver bebido …)
– Comportar-se adequadamente quando em público;
– Não parecer um animal quando se encontra em um restaurante;
– Quando falando num celular, em um ambiente com mais pessoas, falar só com a pessoa do outro lado da linha, o restante não precisa saber cada detalhe da sua conversa;
– Respeitar os mais velhos, dar preferência a eles é mínimo a se fazer;
– Não tentar dar o famoso jeitinho; (reclamamos da roubalheira dos políticos, mas a coisa começa com os pequenos atos, sabia ?)
– etc etc etc …
Nossa … são coisas tão simples, ao menos para mim, que até fica difícil listar o que deveria ser feito … =/
O engraçado é que muitos dos itens que falei não se enquadram a uma criança … que coisa não é mesmo ? Mas isso é proposital ! Só poderemos passar algum aprendizado para uma criança quando nós mesmos fizermos a coisa certa, não tem como ela fazer a coisa certa se você faz a coisa errada … Lembre-se que se filho – muito provavelmente – se espelhará em você, ele o usa como base para o que é certo e o que é errado.
Como você pretende cobrar algo dele se faz a mesma coisa que acabou de dizer que é errada ? No mínima criará uma bela confusão na cabeça do coitado … A educação começa nos exemplos que você dá. Se respeita às “regras” é muito provável que ele as siga também.
Não adianta o país “crescer”, se tornar uma potência se tivermos um povo mal educado (e não me refiro à educação escolar …) que não dá bola para nada e para ninguém, que sempre acha que às regras se aplicam somente aos outros. Na verdade nenhum país se tornará uma potência se tiver uma população assim …
“Mas esse não é um site de Educação Financeira ? Não é o Clube do Pai Rico ?” Sim ! É ! Ou você acha que um Pai Rico é apenas rico em termos financeiros ? Ele é rico em muitos outros aspectos … e a riqueza de caráter é uma das mais importantes … e essa é a mais simples de se conquistar, basta – basicamente – seguir as “regras” que citei acima.
Se você já faz isso, ótimo ! Bem vindo ao Clube !!! 😀