O que é o Circuit Breaker ?
Ontem os noticiários foram invadidos por um termo não muito comum no mercado financeiro. Melhor, não que não seja muito comum, mas sim um termo que marca um evento raro de acontecer.
O Circuit Breaker nada mais é do que um disjuntor/fusível que é acionado sempre que o mercado ultrapassa um determinado nível, para “proteção” do sistema. (sim, eu sei que para mim – que sou engenheiro eletricista – esse é um termo/conceito mais do que natural …) Aqui na Bovespa o Circuit Breaker é acionado sempre que o índice apresenta uma queda superior a 10%. E ontem quase tivemos mais um …
O índice Bovespa chegou a atingir a marca de -9,74%, faltando muito pouco para que tivéssemos o primeiro CB desde a crise de 2008. Naquele ano tivemos 6 CB, entre os dias 29/09 e 22/10 – sendo que no dia 6/10 ele foi acionado duas vezes.
Como funciona ?
Ao atingir a marca de 10% de queda as negociações são interrompidas, normalmente por 30 minutos, para que os investidores possam “esfriar suas cabeças”, “reformular suas estratégias” ou para ser mais claro, usando o conceito apresentado pela Ana Flávia (@afvilaca):
CB é tipo um coffee break na bovespa?
huahuahuhua só rindo pra não chorar…
E é assim que muitos operadores encaram essa pausa, um momento para aliviar a tensão. 🙂
A intenção do CB é fazer com que os investidores tenham um momento para pensar, para ver se o que está acontecendo não é pura e simplesmente uma manobra de manada. (coisa do tipo: já que todos estão vendendo vou vender também)