O que é uma Bear trap ? O que é uma Bull trap ?
Os termos estão em inglês, mas a tradução literal já nos diz o que significam:
Bull trap = Armadilha de Touro
Bear trap = Armadilha de Urso
Isso, armadilhas. Não são exatamente como a imagem que ilustra o post, mas sim armadilhas financeiras que servem para “enganar” o time adversário.
Como você deve estar lembrado, a bolsa é separada em “times”. De um lado os Ursos, que operam de forma a obter lucro com a queda das cotações, e do outro os Touros, que obtém lucro com os movimentos de alta. Aproveitando, você já conhece a origem do termo ?
É muito comum nos referirmos aos Touros e Ursos de acordo com o atual movimento de um índice ou ação. “Ah, essa alta deve estar fazendo os Touros felizes”, ou coisa do tipo.
Muitas vezes os movimentos são claros, quase que orquestrados. E em determinadas ocasiões do tipo surgem as famosas “armadilhas”. Dificilmente você verá alguém se referindo a elas com o termo em português. Ao menos eu não lembro de ter visto …
É Bull trap pra lá, Bear trap pra cá. Em português você talvez conheça como violino. Já ouviu esse termo ? É a “mesma coisa” (com algumas – ou várias – aspas), mas que atende aos dois eventos.
A armadilha em questão nada mais é do que um movimento que dá a impressão de que a tendência anterior foi revertida. Se caía, passando a subir, e trata-se de uma Bull trap, as cotações certamente voltarão a cair em seguida. É uma armadilha ao pé da letra: “plantada” para chamar os adversários, criando volume no mercado para que a tendência anterior ganhe novos participantes.
Esse tipo de movimento é muito comum de ser verificado no momento de abertura dos negócios da Bolsa. Especialmente nos instantes que antecedem a abertura do mercado americano … 😉
Quantas e quantas vezes vemos um movimento estranho, indo contra a lógica do que é visto nos outros mercados, para após a abertura das Bolsas americanas vermos um alinhamento dos negócios locais com os externos ? 😀
A Bull trap é uma armadilha que faz com que os Touros passem a acreditar num movimento de alta, convidando-os à compra. Após a entrada dos Touros os Ursos assumem o leme, trazem o movimento de queda de volta e o mercado (ou a cotação de determinados ativos) volta a cair.
A Bear trap é uma armadilha que faz com que os Ursos passem a acreditar num movimento de queda, convidando-os à venda. Após a entrada dos Ursos os Touros assumem o leme, trazem o movimento de alta de volta e o mercado (ou a cotação de determinados ativos) volta a subir.
Estas armadilhas são usadas como justificativa para que muitos analistas tenham como “discurso padrão” a indicação para ficarmos de fora dos primeiros negócios do dia. A maioria delas é acionada neste momento. 😉