O que justificaria um exercício antecipado de Opções ?
Dia desses, no grupo exclusivo do Telegram para os alunos do Double PUT Double CALL, surgiu um debate interessante: o que leva uma pessoa a exercer, antecipadamente, uma Opção ?
O processo de exercício já é conhecido por todos. Lembra que já foi apresentado aqui no Clube em um post ? Se ainda não leu, leia: “Como funciona o exercício de opções ?” 😉
Pode até ser que você esteja enxergando o procedimento de uma forma “linear”, quase que romantizada, e que foge da realidade do exercício. Sim, isso também foi tema de um outro post aqui do Clube: “Quem exerce uma opção, exerce por qual motivo ?“, e é muito importante que essa compreensão seja trazida pro lado real da coisa.
Ok, o processo de exercício em si já foi compreendido. Correto ? Ele só ocorrerá se houver alguma vantagem financeira para quem está de posse (comprador) da Opção. Normalmente, na grande maioria dos casos, o exercício ocorre somente no dia do vencimento daquela Opção.
Se estivermos falando das PUTs, isso é “regra”. (como já falei em outras ocasiões, aqui no Brasil elas são sempre do tipo europeu)
Agora … quando falamos das CALLs … 🙄
É, nas Opções de compra, as CALLs, encontramos os dois tipos de Opção: americano e europeu. E, portanto, é nelas que o exercício antecipado poderá ocorrer. 🙂
Você já parou para pensar nos motivos que levariam uma pessoa a exercer antes da hora ? Sim, essa é uma pergunta importante … Por quê ? Simples: antes da hora é sinônimo de “perder dinheiro”, ou melhor … de “deixar dinheiro na mesa”, e isso é algo que ninguém gosta de fazer. 😀
Lembra que as Opções possuem “gordura“, que é como eu chamo o VE, o prêmio propriamente dito da Opção ? Essa gordura vai sendo queimada a cada dia que passa e o vencimento se aproxima. É uma das características das Opções, um ponto fundamental para se compreender como elas funcionam.
Bom, se a cada dia que passa, e ficamos mais perto do vencimento, a gordura vai sendo queimada, isso quer dizer que quem faz o exercício antecipado acaba deixando de lado parte desta gordura, ela acaba abrindo mão de parte do prêmio, para exercer antes da hora. Correto ?
“Não Zé, se ele vai exercer ele vai pagar o valor da Opção (o strike) e o que pagou pela Opção, e isso já foi pago“.
Sim, já foi pago. Mas se ela ainda possui gordura, se ela ainda possui um prêmio na sua cotação, por que a pessoa não vai lá e vende a Opção, e embolsa esse prêmio que ela ainda possui ? Ela prefere exercer, antes da hora, com gordura, e abrir mão de parte de um potencial lucro.
E é exatamente esse o ponto da discussão. 🙂
Antes de mais nada: você já foi exercido antecipadamente ? Sim, é algo raro … Mas pode acontecer. Eu já fui, algumas poucas vezes. (mas também … anos e anos e anos de operações com Opções, hehehe) E esses episódios poderão nos ajudar a compreender o que poderia levar alguém a fazer o exercício antecipado. 😉
#1 Em maio de 2011 fui exercido em uma venda de PETRE26
A venda era parte de uma operação mais “complexa”, não era uma venda pura e simples. Se tiver interesse em conhecer o episódio, leia: “Me exerceram em 1.000 PETRE26. Dá para acreditar ?”
Pelo título do post você já pode imaginar que aquilo me pegou de surpresa, né ? hehehe
Sim … Não havia motivo algum para que a pessoa tivesse me exercido de forma antecipada.
Então um dos motivos para que ocorra um exercício antecipado pode ser exatamente este: nenhum. Sim … nenhum. A pessoa que te exerceu pode ser inexperiente e o exercício por ela solicitado por ter acontecido somente por um engano, um desconhecimento do processo por parte dela.
#2 Acabou a gordura …
Esse é um dos motivos mais comuns. 🙂
A pessoa exerce de forma antecipada por conta da valorização da ação subjacente, que faz com que a Opção que ela tem em mãos se torne uma opção ITM, com pouca ou nenhuma gordura/prêmio.
Ela enxerga mais vantagem na posse da ação, que a permite realizar outras estratégias, com alguns dias de antecedência, do que ficar com a opção em mãos, aguardando por alguma mudança de preço dela. Mais especificamente da gordura dela …
#3 A long, long time ago … TSPP4
Tão longe que não encontrei o registro exato pra dar mais detalhes, tipo quantas foram, qual o strike, a data … Faz muito, muito tempo. 🙂
Mas o motivo para eu ter sido exercido de forma antecipada, naquele caso, ficou guardado na memória. 😉
Era um lançamento coberto, eu possuía as TSPP4 na minha carteira. O papel havia subido legal depois que fiz o lançamento, e o exercício era certo. Mesmo sendo uma ação que possuía um mercado de Opções de baixa liquidez, era o suficiente para que eu fizesse a minha operação. E justamente a liquidez foi o motivo para o exercício antecipado.
Com o passar dos dias, e com a alta do ativo, aquela Opção deixou de ter negócios. Deixou de existir ordens de compra e venda na pedra. E quem havia comprado as “minhas” Opções, precisaria aguardar o vencimento para exercê-las.
Mas, como havia subido bastante, e mesmo restando alguns dias para o vencimento, a gordura (teórica) era pequena. Portanto, sem chances de negociação, por não ter para quem vender a Opção, a pessoa preferiu exercer, colocar as TSPP4 na carteira, e seguir adiante com a operação.
Sim, a falta de liquidez para se “livrar” das opções motivou o exercício antecipado.
Agora … o que fazer se for exercido antecipadamente ?
Simples !! Leia este post: “O que fazer quando sua venda de opção é exercida antes do tempo ?” 😉
O exercício antecipado pode ser encarado de duas formas: um problema ou uma oportunidade. Como você irá encará-lo? Somente a sua experiência e conhecimento poderão determinar isso … Se você souber que pode acontecer, e souber como proceder com o ocorrido, uma janela de oportunidade poderá ter surgido diante de você.
Se você for pego de “surpresa”, sem ter a mínima ideia do que poderá ser feito para corrigir a situação, corrigir a rota, um problema gigantesco poderá estar diante de você.
Quer saber como atuar, e aprender a encarar o exercício antecipado da melhor forma possível ? Inscreva-se agora mesmo no Double PUT Double CALL ! 😀
Será um prazer ajudá-lo a mudar alguns paradigmas deste mercado “maluco” que é o de Opções. 😉