O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (XV)
Muita gente vem me pedindo para detalhar o meu atual método de investimento em bolsa, outros me perguntam como venho me saindo com a queda que toma conta do mercado desde o ano passado, outros me perguntam “se sou tão sabido, porque não vendi minhas ações no ano passado, e deixei a grana na renda fixa para recomprar quando a alta voltar”. Quem sabe eu consigo responder a essas (e outras) perguntas com o post de hoje. 😉
Antes de mais nada: O que eu tenho feito
Para começar “direito” preciso explicar de que forma venho operando nos últimos meses (que logo mais poderei chamar de anos).
No início de 2010 tomei uma decisão, decidi que a partir daquele momento eu montaria uma carteira de ações, voltada ao longo prazo, e que para “garantir” uma rentabilidade superior venderia opções dela, de forma semi coberta. Venho dando preferência para as ATM, pois são as mais gordas das três.
A venda aconteceria em momentos chave, ocasiões onde a análise dos gráficos da PETR4 (e claro das condições gerais do mercado, com o apoio dos gráficos do índice futuro e do ibovespa) me mostrassem uma sinalização “clara” de venda, adotando os itens (ferramentas e indicadores) que apresentei em posts anteriores da série “Como o Zé ganha na Bolsa ?“. Como disse, a venda preferencialmente aconteceria na ATM, mas dependendo das condições gerais do mercado ela poderia acontecer na ITM ou nas OTM também. (ITM se a coisa estivesse para derreter, de verdade; e OTM caso o medo fosse grande e a queda não fosse tão garantida assim)
Claro que a garantia de acerto não existe, a indicação de venda nos gráficos só me apresenta uma probabilidade maior de queda … só isso. Portanto tenho que ter meu Plano B em mãos caso as coisas não saiam conforme o esperado … Na verdade tenho dois: ou eu simplesmente aciono o stop da operação, recomprando o que vendi, ou então rolo a posição para a série seguinte, mantendo o strike. (tudo depende da situação Macro)
Todo e qualquer dinheiro ganho com as operações, bem como o que vier via dividendos e JCP será destinado à compra de mais PETR4. Afinal de contas quero ver o bolo crescer para ficar mais legal a cada mês. 😉
Resumo da Ópera: compro PETR4, para “não vender”, e lanço opções dela.
Ah ! Esqueci de falar o porquê do “semi coberta”, semi porque lanço 2x minha posição. Se eu tenho 10.000 PETR4 lanço 20.000 PETRx??. Se tenho 20.000 lanço 40.000 PETRx??. Uso uma alavancagem de 2x o meu capital.
Como vêm sendo os dois últimos anos ?
Sendo que comecei com essa estratégia em 2010, já posso quase apresentar um histórico de 2 anos da estratégia. Sendo que para ajudar, foram dois anos de queda. (e é literalmente para ajudar …)
2010 E 2011 estão sendo fantásticos ! Em 2010 o valor da minha carteira apresentou um crescimento de quase 60%, enquanto me gerou um fluxo de caixa um pouco superior a 80%. Em 2011 a coisa não está tão boa, mas impossível de reclamar. Até o momento obtive um fluxo de caixa de 53% sobre o capital e um rendimento de 26%. Notou algo “estranho” ?
Sim, separei Fluxo de Caixa e Rentabilização. Neste exato momento só duas coisas me importam: o tamanho da minha carteira e o quanto ela me gera mensalmente. O quanto ela vale não conta … afinal não pretendo vender as ações tão cedo … O rendimento anual só está sendo visto … “porque precisa ser visto”. 😉
Seria +- como quem compra um imóvel pensando única e exclusivamente no quanto ele gerará na forma de aluguel, sem se importar com a valorização (ou não) dele. Sabe quem pensa dessa forma ? Robert Kiyosaki ! 😀
Vamos ver o que os próximos 2 meses me reservam … Mas será muito difícil bater o desempenho do ano passado.
Por que não vendi e esperei a volta da alta ?
Bom … primeiro porque eu havia decidido que queria montar uma carteira de longo prazo, queria saber o que é que esse tipo de carteira tem que enfeitiça tanta gente. Até o momento não senti o gosto da vitória que tanto falam, pois se não fosse minha estratégia de rentabilizar a carteira com a venda de opções estaria perdendo uma boa grana … (uns 30% ou 40%)
Não vendi porque me comprometi, comigo mesmo, que não venderia. Que apenas faria a carteira crescer, que faria o possível para aumentar o número de ações em minhas mãos, justamente para ter um Fluxo de Caixa poderoso. 😉
É incrível ver que mês após mês posso comprar mais ações com a grana obtida na venda das opções, é uma sensação maravilhosa ! E pretendo não mudar de estratégia tão cedo … enquanto o mercado me permitir vou fazendo isso.