Clube do Pai Rico

Oba ! Agora posso comprar ações da Apple, Google e outras gigantes na Bovespa !

Bom … infelizmente não é assim tão simples quanto o imaginado … 🙁

Foi iniciada, no mês passado, a negociação de ações de “diversas” empresas americanas na Bovespa. “Diversas” porque são apenas 10, hehehe. Apple, Google, Bank of America, Arcelor Mittal, Goldman Sachs, Avon, Wal Mart, Exxon Mobil, McDonald’s e Pfizer. Show de bola, não é mesmo ? Você pode comprar e vender ações de gigantes do mercado mundial diretamente da telinha do seu Home Broker. É amigos, Brasil agora é coisa chique bem. 😉

Mas … as coisas não são bem assim … 🙁

As ações estão sendo negociadas na Bovespa, ok. Massss não é todo mundo que poderá operar com elas … ahhhhhh !!! Ao menos por enquanto somente Instituições Financeiras; Fundos de Investimento; além de administradores de carteira e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM – estes dois últimos com a utilização de recursos próprios – poderão operar. Portanto, nós “meros mortais” ficaremos de fora, ao menos por enquanto. A CVM pretende dar permissão aos Fundos de Pensão e aos Investidores Qualificados (investidor pessoa física que possui mais de R$ 300 mil em aplicações financeiras) “em breve”.

Bom, nos resta esperar essa liberação. 🙂

Agora … será uma boa ideia investir nessas empresas ?

Na minha opinião: Depende. 😉

Depende do seu perfil de investidor, depende do seu prazo de investimento, depende depende depende.

Por exemplo, uma das grandes facilidades (e vantagens) é que você não precisará fazer nenhum tipo de câmbio na hora de comprar e vender as ações. As cotações dela serão apresentadas em real e assim serão negociadas. Correto ? Sim, em termos. Em termos porque a cotação “mestra” continuará sendo a apresentada na bolsa de Nova Iorque ! É a cotação de lá que mandará na cotação daqui, portanto será feito o câmbio “sim”. (para deixar bem claro, para você comprar não, você pagará em reais, mas a cotação será um câmbio da apresentada lá nos EUA. Ok ?)

Então, caso continuemos tendo essa superdesvalorização do dólar, a cotação destas ações sofrerá bela mudança … Tanto agora enquanto está sendo desvalorizado quanto na hora que – quem sabe … – voltar a se valorizar.

Ainda não sei como funcionará a questão dos dividendos, pois não tenho nem ideia de como funciona o IR de ações lá nos EUA. Esse é outro ponto a se pensar.

Outro detalhe, estas ações não terão suas opções para proteção/venda coberta aqui no Brasil … dinheiro a menos na nossa conta.

Mas a meu ver, o pai de todos os pontos que podem influenciar na sua decisão de investir nelas: sua liquidez. Vocês podem imaginar como será “movimento” o mercado delas ? 🙂

Tudo bem que a Bovespa nomeou (contratou) a corretora Indusval para ser formadora de mercado desses papéis. A função deles é dar liquidez para a negociação de uma ação. No caso, eles sempre deixarão uma ordem de compra e outra de venda em cada uma das ações. Será uma ordem de 1.000 ações. O problema ? A distância entre o último negócio e a próxima ordem de compra/venda pode ser de até 7% … complica um pouco, não é mesmo ?

Mesmo não estando a nosso alcance é importante sabermos da possibilidade. Por quê ? Para que quando estiverem disponíveis, possamos – se a oportunidade se mostrar interessante – diversificar nossa carteira. 😉

Não se esqueçam que antes de serem empresas americanas, são empresas mundiais. 😀