Os 100 maiores discursos da história
Comecei esta leitura com a expectativa alta. Muito alta …
Qual foi a minha surpresa ao ver que os discursos não seriam apresentados no livro ? 🙁
Dei continuidade à leitura. Certamente seria proveitosa de alguma forma. 🙂
E não é que foi ? 😀
Não, os discursos propriamente ditos não são apresentados, mas sim alguns trechos. O foco do autor não foi na apresentação do discurso, até mesmo porque eles estão disponíveis na web. (muitos até em vídeo) Ele preferiu analisar as pessoas, e as técnicas usadas por eles.
Sim ! Quais eram os pontos fortes de cada orador ? O que os destacava ? Quais eram suas “falhas” ? Como as superaram ?
E fizeram isso com 100 pessoas, de diversos países, de vários pontos da nossa história.
Claro … a grande maioria é dos Estados Unidos (afinal o livro originalmente foi feito lá). Mas não apenas de americanos.
Além disso, precisamos concordar que nas últimas décadas eles dominaram o cenário, e aparentemente se especializaram no assunto. Eu não lembro de ver outros países tendo torneios de oratória como vemos nos EUA. Desde criança, eles já vêm sendo treinados nisso. É de impressionar ! (ao menos eu me impressiono com isso)
Como disse, o autor levantou os 100 maiores discursos da história , e já pediu desculpas de antemão, pois sabia que a escolha geraria “confusão”. Seja por conta da pessoa que estava proferindo o discurso, seja por seu conteúdo. Seja por nem todos concordarem que aquele era um discurso merecedor de estar no TOP 100 …
Mas, por mais que você não concorde com a presença de todos, ou com a ausência de alguns, a lista representa bem os 100 maiores. 🙂
Foco no que importa
O que fez aquele discurso ser bom ? O que torna aquele orador tão cativante ? O que diferencia um discurso do Obama, de um do Lincoln ?
É justamente isso que foi abordado no livro. 🙂
Antes de fazer a análise, o autor apresenta o orador, contextualiza o seu discurso, para em seguida apontar os destaques.
E olha … Por mais que tenha ficado “chateado” no início, pela ausência dos textos em si, foi uma leitura bem interessante. E por que não, inspiradora ?
😉
Pensei em trazer um dos discursos citados no livro. Dentre tantos … como fazer a escolha ?
Pendi para o “óbvio” …
Espero que tenha te agradado. 🙂
Se falar em público é algo que faz parte do seu dia a dia, se discursos fazem parte da sua rotina, se é algo que você entende que precisa melhorar, a leitura é mais do que válida !
Se não for o seu caso, mas gosta de conhecer a história de outras pessoas, também é interessante. 😉
Eu gostei ! 😀
Nota do Site: | Os 100 maiores discursos da história Simon Maier | Jeremy Kourdi Editora: Elsevier |