Clube do Pai Rico

Os fundos de investimento apresentam seus rendimentos com ou sem a taxa de administração ?

Pergunta:

Bom 2016 , com muita saúde !

Tenho uma dúvida a respeito das rentabilidades dos fundos de investimentos, que são apresentadas nos sites das corretoras e nos folhetos de bancos.

…..Uns informam que é a rentabilidade líquida (JÁ descontado a tx. adm e a tx. de performance, menos o IR)

…..Outros dizem que é rentabilidade bruta mesmo (SEM considerar tx.adm, tx. de performance e o IR)

…..Tem quem diz que depende da instituição em optar por uma ou outra forma de apresentação!!!

Afinal, qual é o correto !?!? Existe uma regra obrigatória única da CVM para a apresentação do resultado, ou fica a critério da instituição ????

Obrigado pela atenção!

Resposta:

Bom dia Carlo,

Eu, sinceramente, não sei te dizer se existe uma norma da CVM regulamentando isso. Se é obrigado apresentar de um jeito, ou de outro. Mas fiz uma pesquisa nos sites de alguns bancos e vi que a prática adotada por eles é a de apresentar as informações de rentabilidade já com os descontos da taxa de administração e da taxa de performance.

Vi no: Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa. Todos apresentam desta forma: rentabilidade líquida de despesas, mas não de impostos. A parte de não incluir os impostos na apresentação é fácil de entendermos, pois a mordida é variável, de acordo com o tempo de vida do seu fundo.

Como tudo nessa vida, devemos ler com bastante cuidado as informações que nos são fornecidas. Tudo para tentarmos evitar os erros que gostamos de colocar na conta dos outros. 😉

Para que você encontre estas informações de forma facilitada, solicite ao seu gerente (ou procure no site do seu banco/corretora) a “lâmina de informações essenciais” do fundo desejado. Lá você terá todas as características do fundo, de forma resumida e de clara apresentação. Informações sobre a rentabilidade, formação do fundo (no que ele investe), as regras de investimento dele (em que tipo de títulos pode investir, se permite alavancagem ou não, qual o aporte inicial mínimo, etc etc).

Agora, se não é uma prática padronizada, deveria ser. A comparação entre as “ofertas” fica muito mais fácil desta forma. 😀

Espero ter lhe ajudado. 🙂

Abraços !