Os mestres da estratégia
“Oba !! O Zé vai falar sobre um livro voltado à Bolsa !!“
Bom … não é bemmm assim.
Sim, ao primeiro olhar (especialmente se tiver visto apenas o título) poderá pensar que é. Mas não, o foco dele são outros estrategistas.
Se bem que no final do livro as coisas começam a se misturar … Calma, deixa eu falar primeiro do começo e do meio. Depois eu falo do final. 😉
Na verdade, o livro fala sobre o uso da estratégia no lado empresarial da coisa. No lado da administração das empresas. É praticamente um livro que apresenta a história do tema. Falando sobre as pessoas que “criaram” o conceito de estratégia e passaram a aplicar isso nas empresas.
E claro, focando nos que foram bem-sucedidos. 🙂
Um comentário que não posso deixar de fazer é: por boa parte do livro, me pareceu que estava lendo um livro sobre estratégias de Marketing, dos tipos mais “atuais”. Sim, daquele tipo de marketing voltado ao mundo digital.
Mas a parte ~estranha, é que isso não era apresentado como sendo parte da estratégia destes profissionais para melhorar as empresas para as quais prestavam serviço. O que me pareciam estratégias de marketing digital, eram justamente as coisas que os estrategistas faziam para ganhar notoriedade e com isso visibilidade e consequentemente novos contratos.
Palestras, livros, artigos … Na época não existia Instagram, pessoal. 😀
Mas isso era apresentado com algo norma. Não me pareceu que o autor queria destacar isso. E sim, muito do que tinha no livro poderia ser usado como um guia para marketing digital.
Mas como disse, não é o foco do livro. Nele, vemos muito da história das estratégias empresariais. “Causos” onde as coisas deram certo, a evolução das estratégias e das empresas que prestavam este tipo de serviço.
Mas lembra que falei sobre as coisas se “misturarem”, e acabar trazendo algo do lado Bolsa ? É que em um determinado momento, as estratégias passaram a buscar o “crescimento de valor para o acionista”. Ou seja: aumento na cotação da ação da empresa. Mesmo que isso não signifique o crescimento real da empresa ou do seu resultado.
É … E para ajudar termina falando um pouco sobre a crise do subprime. Só não entendi muito bem a tentativa de ligação entre ela e o que os estrategistas estavam fazendo. Aparentemente tentaram colocar a “culpa” neles ?
Se o livro me agradou ?
Sim, trouxe mais informação e conhecimento. Curto bastante o lado histórico das coisas. 😉
Agora, acredito que seja uma leitura mais agradável para quem esteja envolvido no “mundo das estratégias empresariais”. Não sei é algo que seja direcionado a todo e qualquer tipo de leitor …
Se esse lado te interessa, pode ser uma boa pedida ! 🙂
Nota do Site: | Os mestres da estratégia Walter Kiechel III Editora: Elsevier |