Clube do Pai Rico

Os produtos oferecidos pelos bancos não prestam !!

Pergunta:

Olá Zé, estou com uma dúvida e quem sabe você pode me ajudar ou a muitos outros que possam vir a ter essa dúvida:

A muito se fala aqui no Blog acerca de \”TD\” ou algum produto bancário e gostaria de saber o seguinte: Algumas \”correntes filosóficas\” dizem que produtos bancários não trazem rentabilidade servindo apenas \”para enriquecer os bancos\” sendo que uma ótima opção é a bolsa de valores. Inclusive vi algo no livro \”pai rico pai pobre\” que fala que temos que \”aprender fazer nossos próprios negócios e estudar para investir melhor.

Minha pergunta: Existe algum produto bancário que traga um bom rendimento? Ou se quisermos um rendimento maior (sem muito exagerar é lógico) devemos estudar a Bolsa de valores (principalmente para quem quer começar a investir e está disposto a aprender).

Muito obrigado!

Resposta:

Bom dia Eduardo,

É muito complicado afirmarmos, aqui no Brasil, que os “produtos bancários” não trazem rentabilidade aos investidores. Com taxas de juros historicamente altas, o retorno oferecido por investimentos simples, do tipo renda fixa, é muito elevado para simplesmente ignorarmos …

O grande problema neste ponto é que estamos generalizando tudo e mais um pouco, não permitindo separarmos as ofertas realmente válidas, daquelas que somente tentam tirar proveito dos clientes. 😉

Poderíamos separar entre produtos interessantes e os … “aproveitadores”. Exemplos ? Títulos de Capitalização, Fundos de Investimento, Planos de Previdência Privada … seriam facilmente posicionados no lado ruim da balança. O problema é que estaríamos generalizando de novo.

Títulos de Capitalização acredito eu não precisarmos “defender”. Não é mesmo ? São produtos que trazem benefícios apenas ao banco e ponto final. Mas fundos de investimento, desde que apresentem baixas taxas de administração (no mínimo abaixo de 1% !), e PPP (sem taxa de carregamento, com taxa de administração mais baixa, com contrapartida do empregador, etc etc etc) podem sim trazer retorno positivo para quem os usa.

Outro exemplo de produto bancário, que normalmente mais beneficia do que atrapalha o cliente, é o CDB. Beneficia quando apresenta um bom percentual do CDI (98%, 99%, 100% …), e atrapalha quando oferecem aquele “desconto” caprichado … Quem nunca viu um CDB sendo oferecido com 88% do CDI ? 🙁

Dizer que os produtos oferecidos pelos bancos não prestam não é toda a verdade … Existe o que presta e o que não presta. Somente o conhecimento, a Educação Financeira, é que pode nos indicar a separação entre eles.

Dizer que algo que nos gera um retorno anual de 13% é algo ruim … É meio complicado, não é mesmo ? Grandes nomes como Buffett e Soros têm média anual próxima a 20% ! Claro … o retorno real destes 20% é muito superior ao dos nossos 13%, a inflação deles é bem menor do que a nossa … mas acho que você entendeu o ponto. 😉

Sobre as oportunidades estarem na Bolsa de Valores, sim … concordo com isso. Tanto que é onde foco minhas atenções. 😀

Isso se mostrará ainda mais forte a partir do momento em que tivermos taxas de juros mais decentes aqui no Brasil … A partir deste momento, se você quiser obter um rendimento um pouco maior, precisará sim migrar parte do seu portfólio para as ações. Se não o fizer, terá de se contentar com retornos bem abaixo dos 13% ao ano que temos atualmente … Quem sabe com algo próximo a 5% ? (sonhar não custa nada !!)

Sempre insisto bastante na necessidade de estudarmos sobre o investimento em ações. As chances de maior retorno realmente estão lá. Mas muitos preferem não se arriscar … garantir 13% ao ano é tão agradável … Não concorda ?

Sobre criarmos nossos próprios negócios, sem sombra de dúvidas é a alternativa (teoricamente) mais atraente de todas. Você está literalmente no controle, as possibilidades são infinitas. Mas acredito que não seja uma coisa que possamos comparar – ao menos não diretamente – com um investimento do tipo que estamos falando neste momento.

Dizer que os produtos bancários são ruins, é apenas constatar o que eles nos oferecem. Parece que é justamente o que eles querem que pensemos deles … Vai entender. Mas, se você souber onde procurar, verá que nem tudo é tão feio quanto parece …

Aprenda a diferenciar o que presta do que não presta e tire proveito das facilidades por eles oferecidas. Verá que existem sim algumas oportunidades realmente interessantes. 😀

Espero ter lhe ajudado ! 😉

Abraços !