Para cada lançador não tem que ter um comprador ?
Ontem, no tweet onde eu apresentava um vídeo em que falava sobre o IQ, o Índice de Qualidade na venda de Opções, surgiu uma dúvida muito interessante:
Para cada lançador não tem que ter um comprador não?
Dúvida interessante, e acredito que BEM comum. Vamos falar um pouco sobre isso ? 😉
Antes de mais nada: não, isso não aplica apenas ao universo das Opções. É válido também para as ações. 🙂
Bom, antes de mais nada, você está lembrado quem é o lançador de Opções. Não é mesmo ? Show ! 😀
Qual é a parte interessante da dúvida ? E porque a afirmação está errada ? (sim, está …)
Existe uma confusão entre a ideia de que é necessário que um negócio na Bolsa ocorra entre 1 vendedor e 1 comprador. Estamos acostumados a ouvir na TV, especialmente em momentos de queda mais forte, que o motivo da queda é “caiu porque tinha mais gente vendendo do que comprando !“. Quem nunca ouviu isso ? 🙂
E a lógica dessa frase é parecida com a que dá título ao post.
Mas por que está errado ? Simples: 1 única pessoa pode ser capaz de atender à demanda de inúmeras outras.
Sim, todo e qualquer negócio na Bolsa ocorrerá entre 1 vendedor e 1 comprador. Mas ignorar o poder de fogo de cada participante, é o motivo que leva a acreditar que “unidos somos mais fortes“. 😉
Como disse, uma única pessoa pode ser capaz de satisfazer muitos interessados ao mesmo tempo. Exemplo: 1 lançador (quem vende o que não tem) de Opções, ao lançar 10.ooo Opções de um determinado strike, é capaz de atender ao apetite de compra de 10 titulares (quem compra uma Opção), que desejam comprar 1.000 Opções cada. E claro que o contrário é verdadeiro: 1 comprador ter apetite suficiente para comprar os lotes de 10 vendedores. 🙂
Então, como disse, a frase inicial está errada: não é que existe um comprador para cada vendedor. O mais correto a se afirmar neste caso, é que existe uma Opção vendida para cada Opção comprada.
Ok, neste caso, 1:1 é o correto. Mas no caso do IQ, estamos interessados justamente no poder de fogo, no poder financeiro de cada grupo participante das compras e vendas.
Sim, é uma coisa simples. Mas é aquela coisa simples, que muitos acreditam ter entendido plenamente, ou por ser “tão simples” preferem não perguntar.
Lembre-se: não existe dúvida simples ou complicada. O que existe é uma dúvida e ponto final. Não importa o grau de complexidade da dúvida. Ela está te atrapalhando, e possivelmente te impedindo de avançar, de evoluir. 😉