Para onde vai o dinheiro usado na compra de uma ação ?
Pergunta:
Minha dúvida é para onde vai o dinheiro depositado para a compra de uma ação? Deposito o dinheiro na corretora, escolho a ação a comprar e compro. O dinheiro que eu tinha na corretora, virou ação. Este dinheiro, fica guardado onde? Na corretora ou vai para algum lugar? Se a corretora falir? Perdi tudo?
Resposta:
Opa ! Tudo certo Celso ? 🙂
Resposta mais do que direta: no bolso de quem te vendeu a ação. 😀
Sim, a compra de uma ação, nada mais é do que do que uma operação de compra e venda de um “título”. Quando você compra uma ação, você a está comprando de alguém. Este alguém pode ser uma pessoa que havia comprado recentemente, um dos sócios fundadores da empresa, ou a empresa propriamente dita. (num aumento de capital, por exemplo)
De forma simples, pense na hora que você vai em uma padaria e compra um pão. O seu dinheiro, usado na compra do pão, passa para o bolso do padeiro. Correto ? 🙂
De novo: você comprou algo de alguém. O dinheiro vai para essa pessoa que possuía a ação antes de você.
Já sobre a parte final da dúvida, se a corretora falir, “não tem problema”. A ação é sua, ela está no teu nome. Se a corretora falir, você precisará apenas escolher uma nova corretora e levar as suas ações para ela. Sim, é um procedimento simples.
“Ah, mas e se o antigo dono da ação, que recebeu o meu dinheiro, estiver em uma corretora que quebrou, antes dele sacar o dinheiro que recebeu ao me vender a ação ?”
Ele também pode ficar “tranquilo”. (desta vez em uma proporção ~um pouco menor)
Existe uma ferramenta no mercado, semelhante ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o MRP (Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos) que protege até R$120 mil. Então, até esse valor, o dinheiro originado da venda de uma ação está protegido. 😉
Espero ter te ajudado. 🙂
Atualização:
Abraços !