Pergunte ao Pai Rico – 127
Pergunta:
Tenho um consórcio de imóveis, estou na parcela 63 gostaria de saber se é um bom negócio eu parar de pagar este consórcio e investir a parcela do consórcio em renda fixa ou algo parecido.
Fico grato se responder minha pergunta
Resposta:
Boa tarde,
Acho que não vale a pena não … vamos ver o porquê:
1- Antes de qualquer coisa, você só receberá a grana que usou para pagar as 63 prestações no final do consórcio, quando todos os outros membros forem contemplados. Está preparado para esperar ?
(até vi alguma coisa de que alguns consórcios permitem pegar o dinheiro antes do final do plano, desde que você tenha sido o contemplado no sorteio …)
2- Você receberá o que pagou, literalmente. Sem correção … Receberá a soma das parcelas pagas pura e simplesmente, o reajuste anual (que teria como “brinde” na contemplação, pois recebe uma carta corrigida, porém havia pago o valor “não corrigido”) vai pro espaço.
(se não entendeu a parte do “brinde” eu tento explicar um pouco melhor nos comentários, ok ?)
3- Ao invés de pagar a parcela fazendo uma renda fixa com esse dinheiro estará perdendo, pois o seu capital no consórcio também está sendo reajustado, parando de pagar perde o direito a ele.
4- Já que continuaria usando o dinheiro das parcelas, no caso para um fundo de renda fixa, não teria nenhuma vantagem – direta – aparente.
Portanto, continuar pagando as parcelas, a meu ver, é a melhor opção.
Abraços !