Pergunte ao Pai Rico ||| 166
Pergunta:
Oi queria muito a sua ajuda, estou com empréstimos longos, e compromete 80% do meu salario e ainda tenho contas a pagar, como carro, água, luz, telefone, van das crianças, faculdade da esposa, e além de tudo isso a minha esposa não sabe dos empréstimos, pois eu não contei por que ela tem depressão e pode piorar.
O que devo fazer.
obrigado.
Resposta:
Bom dia,
Situação muito complicada a sua … de verdade. Daquelas que são difíceis até para começarmos a falar … 🙁
Mas vamos lá, pois para tudo existe uma solução ! 😉
80% do seu salário para o pagamento de dívidas/empréstimos é muita, muita, MUITA coisa … Na maioria das vezes isso acontece por um simples (e mais do que comum) motivo: a pessoa deu passos maiores do que a própria perna. (pode até não ter sido o seu caso, mas me desculpe, é a realidade …)
Só existe uma solução para o seu problema, melhorar o seu Fluxo de Caixa. Não importa se for diminuindo seus gastos ou aumentando a receita – o ideal é que os dois ocorressem juntos -, somente dessa forma a coisa melhorará. E claro, o mais fácil na maioria das vezes é diminuindo os gastos …
Para te “ajudar”, você não pode dividir com a sua esposa o problema. Será mesmo ? Será que é o melhor a ser feito ? Será que não seria mais justo abrir o jogo e mostrar para ela o que está acontecendo ? É algo a ser analisado …
E o pior, na relação que você apresentou, o primeiro item que eu cortaria para aliviar suas contas seria a faculdade dela. Será que não existe mesmo a possibilidade de contar a verdade para ela ? Se realmente for “impossível”, que tal sugerir um semestre de férias ? Diga que essa pausa poderá ser boa até mesmo para o problema de depressão dela. (afinal existe a pressão dos estudos …) Se não pode apresentar o motivo finanças, use a justificativa saúde.
Imagino que a retirada da mensalidade ajude um pouco na pressão, não ?
Além disso, corte seus gastos com água, luz e telefone ao nível mais baixo possível. Se tem banda larga, pegue o pacote mais simples. O mesmo vale para TV paga … Você não falou nada, mas o mesmo vale para suas compras no supermercado …
Ah ! Tente cortar ao máximo seus gastos de final de semana. Você não precisará justificar o motivo, argumente que apenas quer passar momentos mais tranquilos com a família …
Mas sério … eu tentaria abrir o jogo com ela, lembre-se que duas cabeças pensam melhor do que uma, e vocês dois juntos poderiam encontrar uma solução muito melhor do que a que foi sugerida.
Você não falou quão longas são suas dívidas, imagino que o carro esteja no bolo. Já pensou em trocá-lo por um mais simples ? Isso poderia te aliviar um pouco …
Infelizmente não existe alternativa. O cinto precisa ser apertado, é o preço que se paga pelo erro que foi cometido …
Desejo a você toda a sorte do mundo, e que consiga resolver todo o problema o mais rápido possível. Se precisar de mais algum conselho/orientação é só falar. 🙂
Abraços !