Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 168

Pergunta:

Boa Tarde Zé,

Estou numa grande duvida em o que seria melhor investir.
Hoje recebo R$2.200,00 a mais todo o mês de um serviço extra que faço fora da empresa. Isso não faz parte e não desejo que faça parte da minha lista de despesas e nem que seja depositado em renda fixa. Hoje não sei ainda no que investir, ou em ações ou em franquias (isso venho pensando nas ultimas semanas). Tenho grande interesse em aprender investir, e não só investir.

O que o senhor me aconselha, Zé?

Obrigado pela atenção,

Daniel Coimbra


Resposta:

Boa tarde Daniel,

Antes de mais nada: Meus Parabéns ! Faz tempo que não vejo alguém falando que tem essa atitude em relação ao dinheiro. O que mais tenho visto são – de uma forma geral – as pessoas dizendo justamente o contrário … “OBA !! Estou ganhando mais, agora posso comprar aquilo, aquilo e aquilo …”

Eu também tenho esse costume, quando conquisto um novo ativo isso não gera uma declaração de “liberdade”, não é uma coisa que me faça gastar mais. Me faz pensar em um novo ativo, isso sim, hehehe. Claro … prêmios por objetivos conquistados são fundamentais, te auxiliam na busca de novas oportunidades. Mas como tudo nessa vida: há limites … 😉

Olha … a minha opinião nessa resposta – provavelmente – será contaminada pelas minhas preferências, ok ? Mas …

Se você não quer investir essa renda extra em renda fixa, “só sobra” a bolsa. (em termos de investimentos tradicionais, quero deixar isso bem claro) Claro, você pode investir em imóveis, abrir um negócio (uma franquia é um exemplo, como você mesmo falou), mas acho que para isso a preparação que a pessoa precisa ter é muito maior. Para imóveis a pessoa tem que ter uma noção de se a região onde o imóvel realmente tende a se valorizar, se o imóvel está sendo negociado a um preço condizente com o produto entregue, se estamos ou não num topo de uma bolha do mercado imobiliário

Já para um negócio “real” o buraco é ainda mais embaixo, muito mais embaixo. Para esse tipo de investimento você precisa ter algumas características extras. Tino para o negócio, precisa ser um bom comerciante, precisa saber ser um bom líder – lidar com os funcionários em muitos casos é um problemão ! -, ir atrás de fornecedores, fazer com que seu negócio seja conhecido. Ok, muitos partem para as franquias justamente para fugir de alguns destes problemas, porém outros permanecerão lá …

É incrível, mas só de pensar que precisaria lidar com problemas trabalhistas/dos funcionários/com os funcionários eu acabo desistindo de continuar pensando em qualquer possibilidade de abrir qualquer tipo de empreendimento para atendimento ao público. São tantas histórias que ouvimos que o negócio complica, hehehe.

Portanto … eu destinaria esse dinheiro extra para a compra de ações. Sendo um volume constante e de bom tamanho fica ainda melhor. Indico a leitura do livro O Mercado de Ações em 25 episódios. A proposta apresentada nele é perfeita para a aplicação mensal de um fluxo constante, “extra”. De início você irá focar apenas no crescimento do seu patrimônio, e da carteira de ações, pela compra de novas ações com o dinheiro da renda extra e dos dividendos e outras bonificações que suas ações geram. Mas aos poucos, com mais estudo, você vai encontrando formas de rentabilizar a sua carteira, com baixo risco, e com isso vê-la crescer ainda mais.

Abrir um negócio, seja do zero ou a partir de uma franquia, pode dar MUITO dinheiro. Mas ao menos para mim o lado “dor de cabeça” com a equipe acaba falando mais alto. 🙁

Ah ! E não adianta pensar: “Sem problemas, contrato alguém para se incomodar no meu lugar”, não, isso não dá certo … 🙂
(seria um sonho … mas só isso, hehehe)

Mas caso você se identifique mais com o lado comerciante da coisa, te aconselho procurar o SEBRAE da sua região. Acredito que eles poderão te auxiliar nesse início de jornada.

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico