Pergunte ao Pai Rico ||| 174
Pergunta:
Prezado Pai Rico,
Conheci hoje o site e já estou entusiasmado. Tenho paixão pelo assunto “investimentos” e possuo algumas aplicações (poupança, imóveis, etc). Gostaria de iniciar minha relação com o site já abusando da sua paciência e buscando ajuda em uma nova empreitada. A partir do mês que vem vou começar aplicar por volta de R$ 3.000,00 mensais durante uns 20 meses, pensei em colocar na poupança, mas te pergunto: existe uma outra modalidade de aplicação que possa me dar um retorno superior, descontados IR e taxas de administração, com a segurança que a poupança propicia?
Agradeço pela atenção dispensada.
Espero que essa seja a primeira de muitas mensagens.
Um forte abraço.Samuel
Resposta:
Boa tarde Samuel,
Muito obrigado ! Saber que em sua primeira visita o Clube já te “animou” soa como música para os meus ouvidos. Saber que o site pode ajudar mais um amigo é muito gratificante ! (sim, já o considero como amigo, hehehe)
Sobre “abusar”, nem se preocupe. Seu questionamento está longe de ser um abuso, até mesmo porque este é um dos motivos da existência do Clube: ajudar os outros, ajudar aos amigos. 😉
Parabéns ! Você está com um bom capital disponível, mensalmente, para investir. Só faltou uma informação: você precisará usar o dinheiro depois destes 20 meses, ou esse período é somente em relação ao tempo em que conseguirás destinar os R$ 3k mensais ?
O motivo da pergunta ? Simples, se você precisar retirar dentro de 20 meses eu praticamente excluo a possibilidade de investimento no Tesouro Direto. (pois para retirar o dinheiro antes da data de vencimento os títulos podem se comportar como um ativo de renda variável)
Sobraram algumas “poucas” opções: fundo de renda fixa, CDB. Sim, acabo nem considerando as outras possibilidades, pois são estas duas as que te pagarão melhor. Com uma lista mais enxuta vamos analisar qual será a melhor para o teu caso.
Antes de mais nada entre em contato com o seu banco (ou veja no site dele) e descubra quais são as alternativas, por ele oferecida, nestas duas modalidades. No caso da renda fixa, o retorno almejado é o CDI, a grande maioria destes fundos apresenta uma taxa de retorno “igual” ao CDI. (isso sem levar em consideração as taxas de administração e o IR). Já no CDB … é a mesma coisa ! hehehe
A principal diferença entre as duas modalidades é que o CDB não tem taxa de administração. Se disserem que é 95% do CDI, 95% do CDI te será pago. (antes do IR …) Isso sem contar com as instituições bancárias que já oferecem CDBs que pagam 100% do CDI para pequenos valores …
Portanto, eu no seu caso iria atrás de uma destas instituições que oferecem o CDB com 100% do CDI para valores “normais”.
Claro, existe a possibilidade de a taxa de juros cair bastante nos próximos 2 anos. Se isso realmente ocorrer o retorno apresentado hoje pela poupança acabaria se mostrando bem interessante. Mas você está lembrado do que aconteceu há algum tempo quando a SELIC estava no “fundo do poço” ? O governo começou a falar que precisaria alterar o rendimento dela … (falei algumas vezes sobre esse assunto nessa seção)
Portanto, CDB na cabeça ! 🙂
Abraços !