Pergunte ao Pai Rico ||| 186
Pergunta:
Ola Zé!
Uma dúvida: Você disse em um dos comentários no post “Renda Fixa com opções“, que não precisava se preocupar com o dinheiro pra recomprar a série vendida atual, pois com o dinheiro da venda da série do mês seguinte (que é superior em valor, da série atual) você faria a cobertura do mês corrente. Ao menos nas corretoras que opero (Banif e Codepe) isso não é possível, no caso do lançamento coberto, você tem que fechar a operação, para fazer um novo lançamento, pois as ações ficam “presas” como garantia. Por isso, sempre tenho que manter um dinheiro em conta para a recompra, se não poderei ser exercido e não conseguirei fazer a rolagem.
É isso mesmo?
Você também fazia isso, ou era de outra forma?
Resposta:
Bom dia Val,
O pior é que este é um “problema” até que comum. Como cada corretora trabalha de uma maneira (respeita às regras da bolsa, porém cria regras extras que servem – normalmente – para o gerenciamento de risco) não existe uma forma de padronizarmos o trabalho com elas.
O que acontece normalmente, especialmente nos Homebrokers, é que a pessoa só pode vender aquilo que tem, a única exceção é o lançamento de opções, quando cobertas pelas ações dela. Neste caso você poderá vender a opção desejada, desde que o papel esteja disponível na conta. Caso você já esteja vendido em alguma outra opção do mesmo ativo o novo lançamento fica proibido.
Vou dizer como acontece no homebroker do Santander (que é a corretora que uso), ok ? O lançamento de opções não é permitido. 😯
Isso mesmo … o lançamento de opções se dá apenas via mesa. (você tem que ligar para a corretora solicitando a venda das opções) Portanto sempre rolo a posição via telefone, diretamente com a corretora.
Mas ele oferece uma “facilidade” que provavelmente não esteja sendo oferecida pela tua, que é um crédito financeiro no valor da sua carteira. Por exemplo, se você tem 1.000 PETR4 em carteira, você terá R$ 24.210,00 disponíveis para as suas operações. Se forem operações intraday, sem problemas. Se forem para posição, você terá até o D+3 para depositar o dinheiro em sua conta. Se a sua corretora disponibilizasse isso, um crédito temporário proporcional à sua carteira, o problema estaria resolvido. 😉
Neste caso o mais provável é que você precise efetuar a rolagem através da mesa, por telefone, junto aos funcionários da corretora. Normalmente a corretagem é diferente, valendo a tabela bovespa …Entre em contato com eles e se informe como proceder.
Gastará um pouco mais de corretagem, mas poderá rolar a posição sem manter um caixa mais “polpudo” em conta. 😉
Ah ! E uma observação … não é sempre que o valor obtido na venda da série seguinte é superior ao da série em que você está vendido. Tome cuidado com isso … O valor de vencimento de duas opções, de séries seguidas, pode ser diferente … com isso poderá precisar completar o valor a ser usado na compra da opção mais antiga. 🙂
Abraços !