Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 191

Pergunta:

Vou tentar ser direta, rsrsrs! O negócio é o seguinte: meu marido e eu vendemos nossa empresa e receberemos 30 prestações de 5k, que queremos investir em busca da nossa independência financeira, além desse valor investiremos cerca de 400 à 500 reais mensais referentes à 10% de nossa receita atual como empregados (sim, desistimos de ser empresários, rsrs).

Já temos nosso apto quitado, carro pra usar uns 5 ou 6 anos e um colchão de segurança pra mais de 12 meses, ou seja, não precisaremos desse dinheiro da venda da empresa. Além disso, temos 26 e 27 anos, o que nos dá bastante tempo pela frente.

Nosso perfil é conservador, não nos sentimos confortáveis em assumir grandes riscos, além disso não entendemos praticamente nada sobre bolsa, mas entendemos um pouco sobre funcionamento de poupança e CDBs. Também não pretendemos investir em imóveis ou coisas físicas.

Aí vai a pergunta: quais sugestões podem nos dar pra fazer essa grana render perante nosso perfil? O que pensamos: acumular umas 10 prestações (50K) na poupança e partir para um CDB e procurar alguma corretora de ações, porém essa última alternativa não sabemos nem como começar. Alguma luz??? Obrigada!!!


Resposta:

Boa tarde Sonia,

Infelizmente, como você mesma disse vocês “não se sentem confortáveis em assumir grandes riscos”. Partindo desta premissa as alternativas que restam acabam sendo poucas, e, para “ajudar” pouco rentáveis. Mas uma luz surgiu ao final de sua pergunta. 😀

Em relação às opções de investimento em renda fixa, as alternativas são variadas: poupança, fundos de renda fixa, CDBs, Tesouro Direto … Cada uma com seus diferentes (mas muito próximos) níveis de rendimento. A poupança … quase sempre deixada de lado poderá ganhar um espaço de destaque dentro em breve. (caso a queda da SELIC tenha continuidade …) Os CDBs, que até então exigiam um alto valor a ser investido começam a apresentar possibilidades de retorno acima do CDI, mesmo para pequenas quantias. Já os fundos e o Tesouro Direto continuam sendo quem “sempre foram”. Repito … caso à taxa SELIC permaneça caindo os rendimentos atrelados ao CDI (e que ainda precisam pagar taxas de administração e IR) podem deixar muito a desejar …

O que nos resta ? Sim, aquela mesma luz que você deixou no final da pergunta: o investimento em ações. 🙂

Considerado por muitos como um investimento de alto risco a Bolsa não é tão ruim quanto pintam. Sim, é um investimento de alto risco, porém que pode ser diluído conforme o método adotado por você para administrá-lo. E já que você pretende fazer aportes constantes, já possui residência própria e possui um belíssimo colchão de segurança, esta pode acabar sendo a melhor alternativa para vocês.

Ok, não se sentem seguros para entrar de cabeça no mercado acionário ? Sugiro então que adotem uma estratégia que mescle os dois mundos. Invistam uma parte em renda fixa e outra em renda variável.

Mas volto a repetir … o sonho de uma SELIC muito abaixo dos atuais níveis volta a nos visitar. Caso isso ocorra realmente as alternativas de renda fixa poderão decepcionar muita gente … e por incrível que pareça, poderá levar muitos à poupança. Leve isso em consideração no momento em que for traçar o seu planejamento. Ok ?

Atendendo ao seu último pedido, dê uma olhada em dois livros:

Investindo com inteligência

O mercado de ações em 25 episódios

Boa sorte ! 😀

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico