Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 196

Pergunta:

Bem, primeiramente boa dia/tarde/noite ;D
Eu tenho 17 anos, venho estudando educação financeira desde do meio do ano passado quando tiver o prazer de ter uma copia do Pai Rico Pai Pobre nas minhas mãos, a ideia de investir em ativos, a simples receita pra riqueza que o livro traz. “Ter mais ativos que passivos” pra mim foi simplesmente genial. Então eu comecei a estudar formas de ganhar dinheiro, me inclinei pra estudar mercado financeiro, fui de ações a forex, e tenho uma noção boa, mas não posso dizer que sou bem sucedido ainda por que não achei uma boa estrategia. A questão é a seguinte, minha mãe é advogada, eu esse ano começo na faculdade de direito, e pretendo utilizar os conhecimentos da minha mãe para começar a investir em imoveis os comprando em leilões e os vendendo depois. O problema é o dinheiro… não temos tanto pra dar entrada assim em um imóvel. Então eu gostaria de pedir se seria possível, você abordar esse tema de compra de imoveis por leilão, e como eu poderia alavancar o meu dinheiro para começar a entrar nesse mundo.

Muito obrigado, e sucesso na sua vida tanto monetária e agora como pai ;D

Gabriel Tosi

Resposta:

Boa tarde Gabriel,

Olha … essa foi uma ótima notícia ! Ver um “garoto” de 17 anos se interessando pelo assunto e se aprofundando nos estudas é imensamente gratificante !!! Quisera eu que mais e mais jovens da sua idade já fizessem parte do Clube, indo atrás de conhecimento para se livrar (ainda mais cedo) da corrida dos ratos ! 😉

Vamos à sua pergunta !

Tenho me impressionado (bastante !) com a quantidade de pessoas que vêm se dirigindo ao setor imobiliário, não só na parte de investimentos em imóveis, mas na parte de “trabalho” mesmo. Conheço muitas (muitas mesmo) que de uns tempos para cá largaram suas antigas profissões para se tornarem corretores. As vendas estão abundantes, com preços tão “atrativos” (ao menos para o lado de quem vende estão …), que virou negócio certo. É se transformar em corretor e garantir uma boa grana mensal. Alguns são realmente profissionais, têm o perfil desejado para o serviço, mas outros adotaram tal ocupação meio que um “tapa buraco/retorno certo”, sabe ?

Isso não tem muita relação com a sua pergunta, mas é uma observação que venho querendo fazer há algum tempo. 🙂

Sobre se é um bom negócio se dedicar ao mercado de compra e venda de imóveis leiloados … olha, até onde sei é um mercado bem disputado, com bastante macaco velho já. Esse pessoal já tem bastante experiência, conhece os leiloeiros, sabe de antemão o que presta e o que não presta e disputa “no tapa” o que for imóvel de retorno certo. Normalmente deixam passar apenas o que não vale a pena … (seja por ser imóvel que precisará de muito trabalho para deixar pronto para a venda, ou por não oferecer uma boa possibilidade de retorno …)

Não sei se somente a experiência de sua mãe com a parte “legal” da coisa será suficiente … precisarás também se aprofundar na parte de reforma e manutenção dos imóveis que forem comprados. Precisarás ter uma equipe que venha a te auxiliar nesta parte. (e acredite … se não tiver um pessoal bom do seu lado as coisas ficarão MUITO complicadas)

Tem um livro da série Pai Rico que poderá te ajudar nessa jornada. Ou melhor, dois: Imóveis: Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro e Pai Rico: Imóveis: Como Gerenciar e Ganhar (mais) Dinheiro. Não, eles não abordam o item “ganhando dinheiro com móveis de leilão”, mas sim o investimento de imóveis propriamente dito, e isso te ajudará bastante no seu plano.

Por exemplo, você havia pensado em comprar os imóveis para revenda. Por quê não comprá-los para aluguel, garantindo com isso um fluxo de renda mensal que pagaria o empréstimo para a compra deles ? 😉

Normalmente os imóveis adquiridos em leilão precisam de uma bela manutenção após a compra. (acredite, muita gente que tem os imóveis tomados para leilão literalmente os destrói antes da entrega …) Por isso falei da equipe. 😀

Agora … a parte mais “chata”, onde conseguir a grana … Infelizmente não há milagre, ou você tem a grana ou precisará de um financiamento para adquirir o imóvel. E sim, caso faça um financiamento precisará ter ao menos a parte que exigem que você tenha. Normalmente os financiamentos cobrem 70%, 80%, quem sabe até 90% do valor do imóvel, portanto a diferença precisará sair do seu bolso.

Mas a parte boa é que você poderá começar com imóveis mais simples, de valor mais baixo, comprados por um bom preço. Eles poderão ser vendidos para desta forma criar uma reserva que poderá ser usada na aquisição dos próximos, de maior porte. Como disse não há milagre … (se falarem que podem fazer o “milagre”, desconfie … ao menos a ponto de ir pesquisar direito sobre o que falam, hehehe)

Boa sorte ! Nos mantenha informados, ok ?

Artigos citados na resposta:

PodCa$h 03 – Fluxo de Caixa
Imóveis: Como Investir e Ganhar Muito Dinheiro
Pai Rico: Imóveis: Como Gerenciar e Ganhar (mais) Dinheiro

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico