Pergunte ao Pai Rico ||| 200
Pergunta:
Pai rico,
Estou acostumado a fazer vários investimentos em várias partes como aplicações, transações de imóveis, e todos os meses por causa deses investimentos entro no vermelho, virou um vicio, estou fazendo transações que as vezes me dá até frio na barriga, mas na maioria das vezes dá certo, só que tem um problema sempre entro no especial no Banco virou um vício, como posso cortar esse problema consigo cobrir mas no próximo MÊS estou no negativo de novo.Todos os investidores correm muitos riscos mas é legal articular, planejar e executar.
Obrigado MARCELO
Resposta:
Bom dia Marcelo,
Olha … o seu relato se aproxima bastante do conceito de dívida boa, concorda ? (dívida boa é aquela que no final das contas acaba te trazendo dinheiro, dívida ruim é aquela … que o brasileiro está acostumado … 🙁 “contrai dívida porque ‘precisa’ de uma TV nova, de um carro mais novo, etc, etc, etc …”)
A única coisa que percebi na sua história é que o seu processo vem apresentando um risco acima do “suportável”, afinal de contas para que você indique a estratégia como “vício”, ou como dando “frio na barriga”, é porque a exposição está te deixando desconfortável com a situação, mesmo que ela esteja gerando lucro …
Um outro problema … você está recorrendo ao cheque especial, e como sabemos esta é uma das modalidades de crédito mais caras que existe. Quem sabe uma das soluções não esteja em procurar uma fonte de crédito mais em conta ? Existem alternativas que pode ser até 80% mais baratas do que o cheque especial. (existem até mesmo outras que são 100% – sim, 100% – mais baratas !)
Mais uma obervação: “na maioria das vezes”. Como qualquer investimento a chance de dar errado está presente desde o momento em que ele é iniciado, não temos como mudar isso. Mas tome cuidado com uma coisa … Como você mesmo disse, está “viciado” nestas operações, isto pode afetar o seu poder de decisão e isso pode acabar fazendo com que você entre em “oportunidades” nem tão boas assim … aumentando o número de vezes em que as coisas dão errado, aumentando o prejuízo. Tente (ou melhor, faça !) tirar esse lado emoção de seus investimentos, ou ao menos tente amenizar o poder que ele tem sobre a tomada de decisão.
Estar no negativo mês após mês não é o problema, desde que as operações que causaram essa dívida se tornem investimentos lucrativos. 😉
Boa sorte ! 😀
Abraços !