Pergunte ao Pai Rico ||| 209
Pergunta:
Fala Zé,
Estou com uma dúvida basilar, muito besta, mas que volta e meia me bato com ela. Não dá para ignorá-la. É o significado de um conceito. Hipotecas. O que são hipotecas? Eu já procurei no dicionário e no google mas não consegui entender o significado. Você pode exemplificar? Situações práticas ajudam a assimilar o conceito a algo mais “palpável”, digamos assim.
Agradeço desde já.
Abraços!
=)
Resposta:
Boa tarde Clinton,
Acredito até que você já tenha visto, mas não custa nada indicar a Wikipédia nestas horas … 😉
Bom, provavelmente você esteja com a dúvida sobre hipotecas por causa de algo relacionado a algum imóvel … correto ? Deve ter ouvido as histórias de que as famílias americanas têm 2 … 3 hipotecas de suas casas. (até mesmo Charlie Harper tinha 2 … ou eram 3 ? hehehe) E esse foi um dos motivos para que tudo entrasse em parafuso lá nos EUA …
Uma hipoteca nada mais é do que um empréstimo onde você oferece um bem em garantia (normalmente um imóvel), e com isso pode ter acesso a taxas de juros mais interessantes do que as praticadas no mercado. Então é bem comum que as pessoas façam suas hipotecas para custear o curso universitário de seus filhos, por exemplo. São dívidas de longo prazo, com boas taxas … e que ficam lá, por muito e muito tempo.
Aqui no Brasil não é algo muito comum, pouco ouvimos falar de alguém que tenha feito uma hipoteca. Existem, mas são raros os casos … Já ouvi 2 histórias de hipoteca, uma delas foi de um cliente de uma corretora (ligada a um banco) que se ofereceu para fazer a hipoteca de seu imóvel, após ter perdido tudo na crise de 2008. Foi uma taxa extremamente interessante (coisa de 1% ao mês …), e graças a isso ele pode ir se recuperando. 🙂
Não sei dizer se é “felizmente” ou “infelizmente” que o hábito de se fazer uma hipoteca não seja comum aqui no Brasil … com a população apresentando o nível de endividamento que apresenta, um “incentivo” a mais poderia fazer muito estrago.
Um dos motivos para não ser muito comum aqui em nossa Terra Brasilis ? O débito tributário vem depois dos trabalhistas e tributários … então provavelmente será difícil que a instituição reveja o dinheiro emprestado num caso de “falência” de quem hipotecou seu imóvel.
Para quem tem um bom nível de Educação Financeira, e sabe trabalhar com o dinheiro poderia ser uma ótima ferramenta de alavancagem. Poderia fazer algo parecido com o que fiz na compra de meu carro … concorda ?
Espero ter conseguido tirar sua dúvida. 🙂
Abraços !