Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 226

Pergunta:

Fala Zé, comecei a acessar o site com objetivo de adquirir conhecimentos sobre a bolsa, claro que para investir.
Porém, nesse período, fazendo algumas contas, tive uma ideia simples e bem obvia relacionada ao mercado imobiliário, que hoje está claramente inflacionado.
Possuo uma casa em são paulo, na qual resido, e é relativamente grande para mim.
Caso eu a disponibilizasse para locação o valor aluguel seria algo em torno de 1500 reais, mas pra venda ela foi avaliada em 400 mil reais.
Minha ideia simples foi: vendo a casa, invisto o valor em um investimento seguro (pensei em LCI, que paga próximo ao CDI, e não tem tributação), e moro de aluguel.
Claro que tem outros fatores relacionados, como mudanças que podem se tornar constantes.
Mas economicamente falando, neste mercado inflacionado de imóveis: vender a própria casa, aplicar o valor em “renda fixa”, e com o lucro alugar a própria casa.
Supondo um rendimento de 0,7% ao mês.

Rendimento aplicação = 400.000,00 * 0,7%
Rendimento aplicação = 2800

Lucro = 2800 (Rendimento aplicação) – 1500 (aluguel de um novo imóvel)
Lucro = 1300

Seria um bom cenário? Sem considerar que pretendo alugar uma casa menor.
E quando os imóveis se desvalorizassem, eu poderia ainda comprar o mesmo imóvel por um valor menor.
Acha que descobri como ganhar 1300 reais mensais assumindo pouco risco?
Eu iria redirecionar esse lucro para o próprio investimento de renda fixa, para dar inicio a “bola de neve”.

Ps: quando me refiro ao mesmo imóvel, não é exatamente a mesma casa, é uma semelhante, nas mesmas condições.

Resposta:
Bom dia Diego,

A ideia, a meu ver, é muito boa. Tem bastante gente fazendo exatamente isso, afinal matematicamente falando é muito mais vantajoso morar de aluguel. Como suas contas apontaram, haveria uma sobra de caixa considerável e que poderia ser usada para dar início a um ativo. (investimento em ações, criação de um negócio … dai vai de cada um, hehehe)

Como você disse, provavelmente se mudará para um imóvel menor, que consequentemente – em teoria – terá um aluguel menor, o que fará com que a sobra seja maior. Maravilha !!

Só achei bem interessante o fato de que a proporção “custo do imóvel x valor do aluguel” ser muito próxima da ideal, que é de 0,5%. Normalmente os imóveis residenciais que apontam este índice não estão tããão sobrevalorizados assim … (a não ser kitnets, que se aproximam de 1% do valor do imóvel)

A ideia está correta: você vende o imóvel, pega a grana da venda e aplica em um investimento de renda fixa que te proporcione o retorno mais próximo possível do CDI. Perfeito !

Mas tem o problema das mudanças, como você bem lembrou. Mas lembrou-se todas as possíveis mudanças ? Até mesmo a mais importante de todas ? A que trata das atuais mudanças em nossa política econômica, mais especificamente a da taxa de juros ?

Infelizmente para que esta estratégia dê certo a taxa SELIC não poderá ficar muito abaixo do que está hoje … Por exemplo, se ela for para a casa dos 7% ao ano, o rendimento mensal de sua aplicação ficará na faixa dos R$2.300,00/mês … R$500,00 a menos … Já não está tãooo interessante assim, não é mesmo ? (sim, ainda é um resultado positivo, mas não tão positivo quanto era antes …)

E isso é para um exemplo de investimento que te paga 100% do CDI, se for um pouco menos do que isso, renderá um pouco menos … que fará bastante diferença …

Um outro ponto, importante, a ser levado em consideração é o fato de que o aluguel também sofrerá reajuste. Não é difícil de imaginarmos um cenário em que o rendimento da aplicação e o valor do aluguel sejam iguais, não é mesmo ?

Este é o maior problema de todos: as mudanças … Elas vêm, às vezes para o nosso bem, às vezes para atrapalhar planos que à primeira vista são perfeitos.

Teoricamente é exatamente o que você falou, vale a pena. Mas você está disposto a correr o risco de acontecer o que falei ? E pior … (que é um ponto que não acredito, mas tudo bem) E se não estivermos em uma bolha imobiliária ? 😯

No mais, boa sorte na tua decisão ! Acredito que mais te atrapalhei do que ajudei, não é mesmo ? Bom … muitas vezes esta é a minha “função”, hehehe. 😉

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico