Pergunte ao Pai Rico ||| 237
Pergunta:
O ponto que vale lembrar é que caso não tenha muito dinheiro pode-se começar realizando trades com opções de ações “dentro do dinheiro”, assim com o delta alto você investe menos dinheiro e tem a “mesma” volatividade da ação. ( prestar atenção apenas no limitador “tempo”)
Tadeu Nicodemus
(a pergunta de hoje não é bem um pergunta, foi um comentário feito no Pergunte ao Pai Rico ||| 136; considerei importante fazer um post específico sobre o que foi dito, vejamos o motivo)
Resposta:
Boa tarde Tadeu,
Por mais certo que esteja o seu pensamento – e está mesmo, pois o “custo” é realmente menor, tornando a operação mais barata – este raciocínio está errado. Ao menos eu acho. 😉
Como disse, o pensamento está certo. Uma opção BEM dentro do dinheiro (ITM) apresenta praticamente o mesmo comportamento da ação (ou seja, a ação sobe 10 centavos, a opção “também” sobe) e tem um custo (de aquisição da “ação”) bem inferior, podendo chegar até mesmo em uma proporção próxima a 1:10 ! 😯
Seria o paraíso, correto ? Poderíamos operar com uma alavancagem fantástica, correndo o “mesmo” risco. Mas sabemos que não é bem assim … Como você bem lembrou – e que torna ainda mais correto o seu comentário – temos o fator tempo contando contra o comprador.
Então … onde está o problema ? A pessoa corre o “mesmo” risco, precisa investir muito menos dinheiro, obtendo desta forma uma ótima alavancagem … somente benefícios, não ? Não …
Para quem está começando esta nunca será a melhor forma. Pense comigo, uma pessoa que está aprendendo a dirigir, ao invés de receber um carro qualquer ela ganha uma Ferrari, ou melhor uma Ferrari de Fórmula 1. (um “pouquinho” mais rápida/potente)
Será que esta pessoa conseguirá aprender a dirigir da maneira correta ? Olha … possivelmente, mas provavelmente terá mais problemas do que qualquer outro motorista. Pense da seguinte forma, o aprendiz recebe a orientação de pilotar a Ferrari, porém sem nunca passar dos 40 km/h (que para quem está começando a dirigir está de bom tamanho, concorda ?) No caso das opção seria parecido, o aprendiz de operador recebe a orientação de usar somente opções ITM, com stops apertados e tal. Da mesma forma que o piloto da Ferrari dificilmente respeitará o limite de velocidade o operador irá se aventurar em outros strikes …
O uso de opções é fantástico para aumentar os rendimentos de um operador de ações (seja trader ou Buy&Holder), mas somente após ele já ter adquirido bagagem e experiência com veículos de menor velocidade. (entendeu a analogia ? hehehe)
No caso a pessoa precisa primeiro aprender a operar ações, para depois se aventurar com as opções … partir direto para as opças é um “tiro no pé”, quase certo.
Como disse, a tua sugestão é ótima ! Porém não para o caso de um iniciante. 😉
Espero poder contar com a tua compreensão pelo comentário “tão contrário” à tua sugestão. 🙂
Abraços !