Pergunte ao Pai Rico ||| 241
Pergunta:
olá comprei um terreno e as parcelas não são fixas elas aumentam cada mes por conta da correção do igpm .. queria entender isso
Resposta:
Bom dia Jéssica,
Bom … como sempre gosto de deixar bem claro aqui no Clube, a área do investimento em imóveis não é a minha praia. Mas uma coisinha ali, e outra aqui, a gente acaba “sabendo”. (ou achando que sabe, hehehe)
Então, antes de qualquer coisa, eu peço desculpas caso fale alguma coisa que esteja errada, ok ? Conto com a ajuda dos “universitários” (mah oeeee !) para o caso de alguma correção. 🙂
Na compra de imóveis, seja de um terreno ou de um imóvel propriamente dito (casa ou apartamento) é comum vermos um reajuste no saldo devedor – quando a compra é feita através de um financiamento -, o mais natural é vermos reajustes anuais, mas os mensais não são tão raros assim.
Há algum tempo, aqui em Floripa, os imóveis eram vendidos em “n” vezes – usando o financiamento direto com a construtora -, com reajustes de 1% ao mês + IGP-M. Depois mudaram para somente a correção através do INCC. Já quando compramos via financiamento bancário, o da Caixa por exemplo, o valor do saldo devedor é corrigido por uma taxa previamente acertada (hoje em torno de 8% ao ano) + TR. A parte boa é que hoje a TR é praticamente – de verdade – zero.
Voltemos ao seu caso. O seu saldo devedor é corrigido mensalmente através do IGP-M, com isso as parcelas mensais também acabam sendo reajustadas pelo mesmo índice. O valor da sua parcela é dividido em duas partes: juros e abatimento da dívida, com isso todos os meses você garante que o bolo não exploda de tão grande e vai diminuindo, aos poucos, o tamanho dele.
É a melhor alternativa ? Pode ser … ou não. Tudo dependerá do comportamento deste índice inflacionário durante o período em que o teu empréstimo estiver vivo. Ele oscila bastante … (dê uma olhada nesta tabela)
Em alguns momentos ele fica estável … noutros explode … podendo até mesmo ficar negativo. O problema em usar um índice inflacionário é justamente esse: você não sabe qual será o comportamento do índice de reajuste durante o período do empréstimo. Já no financiamento bancário, que citei acima, você já sabe “exatamente” qual será o reajuste. (as aspas são por conta da TR … outra tabelinha para conferir)
Nunca vi um financiamento imobiliário 100% fixo (como vemos facilmente nos de automóveis) … O motivo ? Não tenho ideia. 😀
Bom, espero ter esclarecido a tua dúvida. 😉
Abraços !