Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 242

Pergunta:

Boa tarde Pai Rico,

Parabéns pelo site, ótima ferramenta de informação para os “não educados” (como eu). Recentemente li o livro do Pai Rico Pai Pobre, e percebi que faz muito sentido o que o autor ali escreveu.

Me identifiquei com a maioria das pessoas, que trabalham para pagar contas, e simplesmente sobrevivem, ao invés de realmente viver a vida…

Visto isso, pretendo a partir deste momento me reeducar financeiramente e almejar um futuro mais próspero… para isso, venho pedir sua orientação em uma dúvida que deve ser frequente.

Adquiri um automóvel financiado que consome 1/3 dos meus rendimentos, além de seguro, manutenção, etc. Penso há algum tempo em vendê-lo e talvez pegar um veículo mais barato (talvez um de leilão), e o dinheiro das prestações, investir em ativos e fazer um colchão de segurança. A dúvida é: se vendê-lo agora, perderei um pouco de dinheiro, mas me livro das prestações e conseguirei investir, vale a pena esta manobra? Ou continuo a pagá-lo e termino o financiamento e isso após começo a investir?

Obrigado desde já pela atenção
Leonardo


Resposta:

Bom dia Leonardo,

Obrigado !! É complicado mesmo … num país onde nem a educação básica existe, imagine a financeira … 🙁

1/3 do seu orçamento !?!? O pior é que este não é o número correto, como você bem salientou: some o gasto com combustível, IPVA, manutenção, seguro (esquecendo-se do fator “dinheiro imobilizado perdendo oportunidades”) … Provavelmente este número esteja muito mais próximo de 50% do seu orçamento do que dos 30%, não ?

Mas “não se preocupe“, uma enorme parcela da população caiu no mesmo golpe … A quantidade de pessoas que estão esgoeladas com os gastos que um carro proporciona é enorme ! Especialmente pela forma com que o governo conduziu os “incentivos” para que as vendas de automóveis não parassem. (a pergunta da semana é: teremos renovação “desconto” dos carros ?)

Já vi muita gente tendo que fazer exatamente o caminho que você sugeriu: vender o carro, quitar a dívida e comprar um mais em conta. A parte ruim ? Muitas vezes esta conta não fecha ! Dependendo do prazo do financiamento (quanto mais longo pior) e de quantas parcelas já foram pagas, o valor de venda do carro mal será suficiente para quitar a dívida ainda existente. Se for, sobrará um valor tão baixo que dificilmente poderá comprar qualquer outro …

É uma matemática cruel, mas real.

Mas digamos que o valor que sobrou seja suficiente para comprar um carro na condição que você falou, comprado em leilão. Me diga, qual é a sua experiência em leilões de carros ? Se sente preparado para fazer a compra, diferenciando o que vale do que não vale a pena comprar ? Está disposto a arcar com o risco de comprar gato por lebre e perder o dinheiro “investido” nesta compra ?

Quem sabe a alternativa possa ser a venda, quitando o financiamento, para comprar um novo, mais simples, financiado (de novo …), para que a nova parcela comprometa – no total – algo próximo a 20% … 25% do seu orçamento ? Sim, haverá perda de capital – provavelmente uma bela perda -, mas a médio prazo é uma ação “justificada“. Mas lembre-se … o novo gasto TOTAL não deverá superar 25% do seu orçamento. (verás que isso será quase impossível …)

Você também falou sobre continuar o pagamento das parcelas até o término do financiamento … Acredito que o seu bolso responderá se esta é a escolha certa ou não. 😉

A compra de um carro precisa ser muito bem pensada antes de ser realizada. O problema é que muita gente vai na empolgação … olhando apenas o valor da parcela, se ela “cabe” no orçamento – sendo que este “cabe” na maioria das vezes é bem relativo … – esquecendo-se do resto. Não é a toa que a inadimplência no financiamento de carros vem batendo recordes desde o começo do ano … 🙁

Boa sorte !! 🙂

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico