Pergunte ao Pai Rico ||| 244
Pergunta:
Zé , Tenho planos de até fim do ano conseguir um patrimônio de 30k (tudo dando certo pra isso até agora) .. Porém quero adiquirir um bem de 70k nesse mesmo prazo
… Posso conseguir um plano de empréstimos da empresa com juros de 0.6%a.m ou fazer um consórcio que eu usaria o meu capital de lance que segundo o agente do Consórcio contemplaria minha carta em 2 meses … e deixaria ela rendendo + que a poupança … O que deixaria eu pagando por mês R$ 45,00 O.o na parcela …. Mas o que é melhor ter uma carta de Crédito corrigida de inflação ou dinheiro na poupança comum (no caso do empréstimo comum )?
Resposta:
Bom dia Gabriel,
Olha … pergunta difícil essa sua hein ? 😯
Vou tentar analisar da forma mais imparcial possível … mas será que vou conseguir ? hehehe
Pelo o que entendi, se você fizer o empréstimo pagando 0,6% ao mês não precisará dar nada de entrada. Correto ? Já no caso do consórcio você precisará usar o patrimônio que já tiver acumulado para poder dar o lance e “ter a chance de tirar a carta em 2 meses”. Isso ? Uma dúvida, qual seria a parcela do financiamento ? (só eu que achei a parcela do consócio meio pequena demais ? 😯 …)
Como disse, daria uma resposta mais imparcial possível … porém sou suspeito nestes casos, pois priorizo SEMPRE a manutenção do patrimônio … as alternativas que envolvem a descapitalização sempre ficam em segundo plano, como aconteceu no caso da compra do meu carro.
Pelo o que entendi, esse “pre requisito” seria atendido somente pelo empréstimo … correto ?
Um detalhe: a carta de crédito, o valor dela, é corrigido pela inflação. Correto. Mas isso somente enquanto você não for contemplado. O porém é: as parcelas que restarem permanecerão sendo reajustadas – anualmente – pela inflação. Então … “neste caso” ser contemplado rapidamente acaba não sendo exatamente uma vantagem.
Acho que a alternativa de minha preferência já começa a ficar clara … não é mesmo ? 😉
Eu partiria para o empréstimo via empresa. A taxa que eles estão te oferecendo é bem próxima a da melhor que existe no mercado (aproximadamente 7% ao ano, na Caixa) e não seria necessário se desfazer do patrimônio. Quem sabe você não poderia pagar parte da parcela deste empréstimo com os rendimentos do principal ? 🙂
(só uma dúvida … é poupança “velha” ou “nova” ?)
Abraços !
Ps: ainda continuo achando que R$ 45,00 pela parcela do consórcio é meio pequena demais … hehehe