Pergunte ao Pai Rico ||| 258
Pergunta:
Estou pensando em vender meu imóvel e alugar um, cujo valor será maior que o da minha parcela do financiamento, mas ficarei capitalizado. Como sou autônomo, ainda sendo mais caro, estou tendendo a arriscar. Pergunto ao Pai Rico, o que devo fazer? Muito obrigado. (Conheci o blog ontem e já virei fã).
Resposta:
Bom dia Luiz,
O que fazer ? Faça de conta que não teve esta ideia e parta para a próxima. 😀
Sério, se capitalizar por se capitalizar não leva a nada … a não ser que você já saiba exatamente o que será feito com o dinheiro, e que a rentabilidade conseguida no investimento seja “bem superior” ao que é preciso para pagar o aluguel.
Ok … pode ser que dê certo, caso os preços dos imóveis caiam. Mas e se a queda demorar ? E se não vier ? Fazendo o que você sugeriu você correrá o risco de gastar mais com o aluguel, precisando portanto tirar, mensalmente, uma parte do valor obtido com a venda. A estratégia só funciona caso o valor do rendimento obtido, com o investimento deste capital, seja superior ao valor do aluguel. Mas mesmo assim pode ser um pouco arriscado …
A estratégia é “parecida” com a que relatei na compra do meu carro, correto ?
Sendo autônomo você inclui um risco a mais na conta, afinal a grana nunca é garantida. Não é mesmo? As chances de que você acabe torrando o valor da venda para ir pagando o aluguel existe e não é pequena. Não custa lembrar que a taxa para o reajuste do aluguel é muito superior ao que você encontrará – na média – no mercado. A não ser que você já tenha uma estratégia sendo adotada, com um histórico de resultados consistentes, etc etc etc. (e mesmo assim o risco existe !)
Se você tivesse me dito: “Pretendo vender o meu imóvel para morar de aluguel enquanto aguardo os preços voltarem a um patamar mais racional. A minha ideia é válida ?” Eu te diria: Sim, é. Veja que a apresentação é feita de uma forma diferente … existe uma estratégia atrelada à ideia. Já no caso da sua pergunta o foco foi dado apenas para o lado “capitalizado” do negócio.
Foco errado e que pode atrair muito risco.
Às vezes temos ideias muito boas, de verdade, porém sem uma visão do “todo”. E ao fazer isso podemos deixar passar um detalhe, e justamente este “detalhe” é capaz de botar tudo abaixo e acabar com o que foi conquistado a duras penas …
Não encare esta resposta como um balde de água fria, ok ? Encare-a como aquele toque, aquele “empurrão” que te ajuda a voltar aos trilhos, que te ajuda a voltar à prancheta para refinar uma ideia/plano. 😉
Abraços !