Pergunte ao Pai Rico ||| 264
Pergunta:
Boa Noite pai rico!
Fico muito feliz em ter conhecido o Clube do pai rico, atualmente estou lendo “Como o Zé faz pra ganhar dinheiro na bolsa”
Minha dúvida é que comecei a operar e estou utilizando medias moveis e Indicadores de tendencia ADX para decidir quando entro e saiu do papel. Na teoria e olhando o historico dos graficos a tecnica parece perfeita! isso que me deixa desconfiado, já que as pessoas geralmente acham um absurdo você conseguir ganhar 2,5% a.m com ações! sera que estou sendo ingenuo em algum ponto?
Abraços!
Resposta:
Bom dia Mizael,
Antes de mais nada, feliz fico eu ao saber que o conteúdo existente aqui no site lhe está sendo útil. 🙂
Bom … não quero jogar um balde de água fria em você, ok ? Mas fique sabendo que a melhor forma de se analisar um gráfico, de uma ação ou índice, é da direita para a esquerda. (ou seja, do que acabou de acontecer em direção ao passado) O problema, de verdade, é quando você precisa analisar a próxima barra, a que ainda está em formação.
Olhar o que já aconteceu é fácil, está lá, é exemplo de livro. Sabe como é ?
Enquanto o gráfico está em formação é que a porca torce o rabo … do nada a coisa muda e aquilo que era claro e límpido vira história. Não conheço o ADX, mas existem algumas ferramentas e indicadores que são “auto profetizantes”, ainda mais quando olhamos para trás. Como eles se “alimentam” de informação passada, eles só mostram as coisas que deram certo. Mais uma vez repito: não conheço o ADX e não sei se é este o caso …
A melhor forma de se decidir por um indicador/ferramenta, ou outro, é olhando o seu histórico de acertos, porém, além disso, é preciso que se faça um período de testes no presente. “Como assim ?” Você já viu que no passado ele funcionou, que tem um belo índice de acertos, agora é hora de você observar como ele se comporta com as barras em formação. Você precisará ver se o índice de acertos permanecerá o mesmo (ou ao menos alto).
Uma coisa eu te garanto: não existe nada, absolutamente nada, que te garanta 100% de acerto em bolsa. Nada. Quer um exemplo ? Meu atual método operacional …
Foram mais de 20 acertos seguidos, sem errar nenhuma operação (e para quem faz uma operação por mês, isso dá 2 anos inteiros de acertos !). Você poderia considerar como um indicador “perfeito”, não? NÃO !
Depois desta série de acertos ele errou, e eu errei ainda mais. 😀
Ele errou, pois sinalizou queda. Eu errei, pois não sai da operação ainda. É … estou na mesma operação desde o começo do ano. 😯
Tudo bem … vou rolando a posição mensalmente, e isso me garante um retorno médio de 1,5% ao mês. (em alguns meses – como julho e agosto – o retorno foi próximo dos 5%; em outros, como setembro, foi de -1% …) Se fosse zerar a posição hoje, teria um belo prejuízo … mas como ainda não deu alta de longo (estamos em queda de longo e é isso que me fez permanecer na venda), permaneço rolando.
Viu ? Um índice com “100%” de acertos, com as barras em formação – e não olhando para o passado – “errou”. Sim, eu errei – e não o método/ferramenta/índice. (se bem que rendendo 1,5% ao mês não foi um erro tão grande assim …) Lembre-se: não existe método 100% ! Você precisa ter um plano B, e normalmente ele consiste de um STOP. Sobre o assunto, indico um post da série “Como o Zé ganha na Bolsa”, um que fala sobre minhas experiências com o uso (ou não) do stop.
Estou dizendo para você desistir do que já fez até agora ? Não, longe disso … Só estou querendo abrir seus olhos e mostrar que a coisa não é tão bonita como às vezes parece. 😉
Espero que esta resposta lhe seja útil. A você e a todos os outros que a estão lendo. 😀
Abraços !